s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

Quando unimos duas tecnologias poderosas como IA e blockchain, o que podemos esperar? Faz praticamente um ano que o assunto vem sendo discutido. Afinal, IA e Cripto são as duas principais tendências tecnológicas (de software) da última década, e parece que deve haver algum tipo de conexão entre as duas. É fácil encontrar sinergias: a descentralização do blockchain pode equilibrar a centralização da IA; a IA é opaca e o blockchain traz transparência; a IA precisa de dados e os blockchains são bons para armazenar e rastrear dados. Tudo isso é superficial, opina Vitalik Buterin, o cérebro por trás da Ethereum.

O moço resolveu se pronunciar pela primeira vez a respeito da promissora aliança entre as duas tecnologias. E embora consiga enxergar caminhos para inovações revolucionárias, alerta que qualquer convergência exigirá uma dose extra de cautela para garantir adoção e confiança. Segundo ele, riscos associados à segurança e à transparência, vão requerer medidas de proteção robustas. "Vale a pena agir com cuidado”, especialmente ao implantar novos aplicativos em contextos de alto valor e alto risco.

O olhar de Buterin enxerga a descentralização cripto e a centralização da IA se equilibrando nas sete camadas nas quais a interseção poderá ocorrer: propriedade dos dados, transparência, redução de custos, monetização, inclusão, inovação e concorrência. Muito por conta das diferenças e dos fundamentos de centralização e descentralização.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Dados: o alto custo do GPT-4o

Inteligência Artificial

Dados: o alto custo do GPT-4o

Considerando que o ChatGPT está cada vez mais integrado em tecnologias como a da Apple é preciso entender o que estamos "trocando" no momento que usamos a aplicação gratuitamente.

Adoção de IA Generativa cresce e começa a gerar valor

Inteligência Artificial

Adoção de IA Generativa cresce e começa a gerar valor

A GenAI chegou de rolo compressor para mexer nos negócios. Mas ela é tão útil assim? Só experimentando para saber, como mostramos a seguir.

Como aproveitar o melhor da IA

Inteligência Artificial

Como aproveitar o melhor da IA

Um caminho é entender como aproveitar melhor dados corporativos em um foundation model que seja só seu.

É muito fácil contornar proteções de chatbots de IA

Inteligência Artificial

É muito fácil contornar proteções de chatbots de IA

LMMs em uso hoje são altamente vulneráveis a jailbreaks básicos, e alguns fornecem resultados prejudiciais mesmo sem tentativas dedicadas a burlar seus controles, revela pesquisa.

Desalinhamento na OpenAI

Inteligência Artificial

Desalinhamento na OpenAI

Após uma semana do lançamento do ChatGPT 4o a OpenAI se envolveu em uma série de polêmicas envolvendo o fechamento da equipe de Superalinhamento e um processo da atriz Scarlett Johansson.

Enfim o primeiro AI OS?

Inteligência Artificial

Enfim o primeiro AI OS?

Os anúncios da Microsoft durante a conferência Build mostram que estamos quase chegando a um OS 100% integrado com IA.