s
Os investimentos massivos em novas tecnologias apontam os caminhos de crescimento em áreas como energia renovável, alimentação e varejo Crédito: Pixabay
TENDÊNCIAS

Tendências e tecnologias que vão crescer ainda mais em 2021

As empresas entram no 2° semestre olhando para o que pode ajudar seus resultados no curto e no longo prazo

Por Soraia Yoshida 02/08/2021

O início do mês de agosto acende um sinal amarelo para muitas empresas que estão na corrida por resultados e números que comprovem que é possível gerir funcionários à distância, ter um ambiente produtivo, cuidar da saúde mental de todos e ainda assim entregar números que vão validar essa mudança no universo corporativo.

Os investidores estão mostrando apetite por soluções inovadoras. Mais unicórnios foram criados no segundo trimestre deste ano do que em todo ano de 2020. Essas apostas apontam para as tendências que devem crescer ainda mais a partir do segundo semestre. A ZongMu Technologies, avaliada em US$ 11,4 bilhões, desenvolve veículos autônomos. A Caris Life Sciences, com valuation de US$ 7,83 bilhões, trabalha com ciência molecular e Inteligência Artificial (IA) para o tratamento de câncer. Literalmente, este é o caso de siga o dinheiro.

Mas e quando se pensa na confluência de tecnologia e comportamento de consumo, como deve ficar esse desenho do que nos resta de 2021? Recentemente, a PwC publicou um relatório mostrando as mudanças no comportamento e como devem afetar o varejo. O estudo “2021 Global Consumer Insights Pulse Survey” aponta que a mudança para o digital acelerou muito com a pandemia: 44% dos consumidores globais ouvidos usam seu smartphone para fazer compras de comida, roupas, livros etc. Pelo menos 34% utilizam o computador e 42% usam assistentes de voz. A experiência digital deve crescer e se expandir ainda mais a partir do segundo semestre.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Inteligência Artificial encontra a fórmula da criatividade

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial encontra a fórmula da criatividade

E ela não passa tanto por desafiar nosso orgulhoso domínio sobre a criatividade, mas por nos levar a reimaginar o processo criativo, para gerar novas oportunidades, valor e crescimento em tudo

Com ETF, Hashdex aposta no DeFi

Inovação

Com ETF, Hashdex aposta no DeFi

As finanças descentralizadas vem ganhando notoriedade com a premissa de disruptarem o setor financeiro.

Por Marina Hortélio
A transformação digital também causa desigualdade

Inovação

A transformação digital também causa desigualdade

As políticas públicas precisam acompanhar os avanços tecnológicos para reduzir as desigualdades causadas pela tecnologia.

Por Zia Qureshi, Banco Mundial
Logtechs digitalizam o transporte rodoviário

Inovação

Logtechs digitalizam o transporte rodoviário

As soluções digitais das startups trazem mais eficiência e transparência para a matriz de transporte mais importante da logística brasileira.

Por Marina Hortélio
Como criar uma estratégia de inovação

Inovação

Como criar uma estratégia de inovação

Como um negócio começa sua jornada de inovação e por que ter uma estratégia é fundamental para fazer a coisa acontecer

Trabalhadores esperam que CEOs sejam a

Tendências

Trabalhadores esperam que CEOs sejam a "face da mudança"

Mais de 70% das pessoas confiam nas empresas, mas a falta de confiança em governantes pode afetar ações de combate à pandemia e mudanças climáticas, aponta Barômetro de Confiança Edelman

Por Kate Whiting, Fórum Econômico Mundial