s
TENDÊNCIAS

Quando os atributos são mais relevantes que as habilidades

E por que compreender a diferença entre os dois é um passo crítico para otimizar seu desempenho em tempos desafiadores, segundo os profissionais de RH

A empresa de private equity Alpine tem se destacado no mercado por uma característica peculiar: a aposta primordial no talento – especialmente o talento bruto e jovem de executivos recém-saídos da escola de administração. Seus fundadores acreditam que é mais fácil treinar recém-formados do que destreinar e depois treinar novamente um líder mais experiente. E dizem ter tido esse insight mais por necessidade do que por design. Quando a contratação de CEOs experientes por meio de empresas de busca de executivos começou a demorar demais, eles decidiram lançar o programa CEO-in-Training (CIT), focado não tanto em experiência, mas em atributos como iniciativa, atitude, carisma, determinação, motivação. 

Atributos, portanto. Não tanto habilidades. Embora existam alguns cruzamentos, há uma diferença essencial entre eles, dizem os profissionais de RH. 

  • Atributos são qualidades que você pode ter naturalmente: talvez você seja uma pessoa naturalmente altruísta e íntegra.
  • Habilidades são coisas que você desenvolve através da experiência de vida, como solução de problemas, gestão do tempo, flexibilidade e adaptabilidade, capacidade de comunicação.

Os atributos ajudam no desenvolvimento das habilidades, hard ou soft. Juntos, atributos, habilidades e conhecimentos formam o capital humano ou o potencial de uma pessoa para ser produtiva, pontua Anu Madgavkar, sócio do McKinsey Global Institute.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

Foco no trabalho: 30 minutos é o limite sem se distrair

Carreira

Foco no trabalho: 30 minutos é o limite sem se distrair

Será que a capacidade de manter a atenção no trabalho está morrendo? Pesquisas indicam que maioria só consegue manter o foco por meia hora, antes de se distrair

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

Agronegócio: Conheça as novas profissões e quanto pagam

Carreira

Agronegócio: Conheça as novas profissões e quanto pagam

O mercado ligado ao agronegócio busca talentos para preencher vagas que surgiram com a introdução de tecnologias e governança.