s
TENDÊNCIAS

Prioridades das lideranças executivas em 2024

Lemos seis relatórios de previsões para identificar os desafios de liderança para o próximo ano. Confira as convergências e destaques, começando pela urgência dos CEOs na aplicação da IA

A mensagem das principais consultorias para 2024 é simples: não espere. E tem a ver com o ponto em comum das previsões que já começam a ser publicadas: a urgência dos CEOs em abraçar a Inteligência Artificial e, principalmente, capturar valor da IA Generativa. 2023 entrará para a história como o primeiro ano com a IA Generativa no centro de todas as decisões estratégicas. Vejamos:

  • A IA será a tecnologia mais importante em 2024 – utilizada de diversas formas, em toda a economia global, afirma o "The Impact of Technology in 2024 and Beyond: an IEEE Global Study”. Quando questionados sobre quais áreas da tecnologia serão mais importantes, 65% dos entrevistados escolheram IA preditiva e IA Generativa. “Novos casos de uso de IA generativa e sua integração na arquitetura geral podem se tornar sérios desafios”, disse Raul Colcher, membro sênior do IEEE Life. “Bons analistas de negócios e integradores de sistemas serão essenciais.”
  • O investimento em IA é prioritário, mas a maioria teme problemas éticos com a falta de regulação sobre o uso da tecnologia, segundo o “CEO Outlook 2023″, da KPMG.
  • As empresas que mais necessitam de ganhos com a IA — aquelas que preveem um crescimento decrescente das receitas em 2024 em comparação com o ano anterior — são as que estão mais atrasadas na adoção da IA e são menos propensas a aumentar o investimento, segundo o “CEO Outlook Pulse”, da EY.
  • O hype inicial da IA Generativa está diminuindo. Uma fase mais prática está começando. Quem ainda não começou a se mover, já está atrasado, afirma o relatório “Predictions 2024”, da Forrester.
  • À medida que a disrupção se torna uma constante, fica claro que é uma necessidade adotar a resiliência para enfrentar melhor as crises e aproveitar as oportunidades que elas trazem para obter uma vantagem competitiva. A quantidade de empresas que aumentará a sua resiliência através do investimento em automação aumentará nos próximos três anos, afirma o relatório “Resiliency in the making”, da Accenture.
  • Até 2027, as ferramentas GenAI serão utilizadas para explicar aplicações empresariais legadas e criar substitutos apropriados, reduzindo os custos de modernização em 70%, projeta o Gartner em suas previsões para organizações e usuários de TI.

IA Generativa à parte, a percentagem de entrevistados que disseram ter introduzido ou planejam introduzir ferramentas que utilizam processamento de linguagem natural no próximo ano aumentou de 67% em 2023 para 70% em 2024, segundo a pesquisa do IEEE. Entre os principais usos da IA no próximo ano estará a segurança cibernética em tempo real, o aumento da eficiência da cadeia de abastecimento, o auxílio e a aceleração do desenvolvimento de software, a automatização do atendimento ao cliente e a aceleração da triagem de candidatos a empregos.

Os relatórios também são unânimes em afirmar que as empresas precisam compreender a dinâmica do seu negócio e antecipar mudanças futuras, incluindo a sua posição competitiva nos seus mercados-alvo. Devem ajustar-se habilmente, integrando considerações econômicas, projeções de demanda e estratégias dinâmicas de preços para aliviar estes desafios.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

Tendências

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

A tecnologia levou ao mercado de estética diversas opções que garantem a individualidade e personalidade dos pacientes, atendendo a mais questões com maior segurança e eficiência

Por Thalita Herek *
Exigências de consumo em 2024

Tendências

Exigências de consumo em 2024

Cada vez mais os consumidores valorizam marcas que correspondam aos seus valores.

Mega tendências para 2040

Tendências

Mega tendências para 2040

O que será da tecnologia em 2040? A consultoria MarketsandMarkets resolveu fazer seu foresight e arriscou uns palpites. Entre eles, o do início da singularidade tecnológica

DX é a nova UX

Tendências

DX é a nova UX

A Experiência dos Desenvolvedores (DX) cresce em importância nas empresas por conta da nova fronteira competitiva criada pela junção de três forças tecnológicas, incluindo a economia das APIs.

Prioridades das lideranças executivas em 2024

Tendências

Prioridades das lideranças executivas em 2024

Lemos seis relatórios de previsões para identificar os desafios de liderança para o próximo ano. Confira as convergências e destaques, começando pela urgência dos CEOs na aplicação da IA

Mercados de adivinhar o futuro? Temos!

Tendências

Mercados de adivinhar o futuro? Temos!

Os chamados mercados de previsão são lugares para aferir a sabedoria da multidão. Entrar nos sites e lançar perguntas do que está no radar corporativo é um jeito diferente de coletar conhecimento