s
Foto: Shutterstock
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Previsões para o futuro da Inteligência Corporativa

Saiba o que será preciso para estar bem posicionado e, de quebra, melhorar a resiliência digital, a agilidade e a inovação

Uma estratégia digital-first não é nada sem dados. E dados não têm sentido se não forem trabalhados de forma inteligente. É impossível ter um negócio digital forte e próspero sem IA. Não por acaso, o professor Scott Galloway já a aponte como a tecnologia de 2023. Aquela que, na sua opinião, será transformadora e não apenas lucrativa, graças à sua utilidade.

A IDC chama essa capacidade das empresas de examinar seus dados, obter insights a partir deles e usar esses insights em suas decisões e ações de Enterprise Intelligence (EI ou Inteligência Corporativa), materializada nesse gráfico. Ele destaca quatro capacidades que toda empresa precisa ter desde já: síntese de informações, entrega de insights, aprendizado coletivo e cultura de dados.

“Se a sua empresa, como organização, conseguir melhorar esses quatro recursos, automaticamente conseguirá melhorar sua Enterprise Intelligence e isso gerará resultados de negócios”, explica Chandana Gopal, diretora de pesquisa da IDC. "Por exemplo, se você tem uma organização que possui uma ótima síntese de informações, mas não fornece esses insights aos tomadores de decisão ou aos funcionários, eles realmente não estão obtendo o benefício de ter uma grande capacidade de síntese de informações."

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Pequenos Modelos de Linguagem: Por que menor às vezes é melhor

Inteligência Artificial

Pequenos Modelos de Linguagem: Por que menor às vezes é melhor

A nova tendência para o mercado de inteligência artificial são os Pequenos Modelos de Linguagem, que cativou empresas como Hugging Face, Mistral AI, Nvidia e OpenAI, entre outros.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Novas tecnologias para o varejo

Tendências

Novas tecnologias para o varejo

Inteligência Artificial, IOT e etiquetas digitais são algumas das novas tecnologias para o varejo no futuro.

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Tendências

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Da IA Generativa à Computação de Borda, passando pelas Tecnologias Quânticas e pelo Futuro da Bioengenharia, veja quais são as tendências tecnológicas capazes de trazer mais valor para as empresas

A vida secreta dos dados

Data-driven

A vida secreta dos dados

O surgimento de novos algoritmos e modelos analíticos pode dar aos dados uma "vida secreta", a partir de seu uso não intencional e não autorizado. O que podemos fazer para evitá-la?

Crise de produtividade? Participação na empresa pode ser a resposta

Produtividade

Crise de produtividade? Participação na empresa pode ser a resposta

Nas empresas em que os funcionários têm participação na empresa, eles demonstram maior envolvimento e comprometimento com tarefas e resultados