Otimistas, a maioria dos brasileiros nunca teve problemas com a Inteligência Artificial, apesar de usá-la todos os dias (36%) ou semanalmente (22%) para ajudar em tarefas do dia a dia e na organização pessoal. É o que revela o mais recente estudo da Opinion Box sobre a tecnologia, ouvindo 2.202 pessoas, online, e 700 profissionais de empresas privadas, para entender também como a IA vem sendo utilizada nos negócios.
Entre os participantes online, 23% consideram ter um bom conhecimento sobre IA e 68% disseram ter conhecimentos básicos. Investigando mais a fundo, o perfil de quem mais entende de IA é composto por homens, de 16 a 29 anos, que trabalham em empresas privadas. Para a maioria, as ferramentas de IA podem pode ser usadas por qualquer pessoa, em atividades extremamente simples.
A maioria acredita que não devemos temer a IA. No entanto, consideram que as empresas devem priorizar a segurança de dados e práticas éticas de IA para ganhar a confiança do consumidor.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Trabalhadores esperam que a IA traga eficiência, mas não confiam em seu julgamento. E o acesso desigual à tecnologia e ao treinamento amplia a exclusão
Prospera em segundo plano, eliminando o atrito de tarefas diárias, fornecendo insights, corrigindo o curso e operando sistemas sem que precisemos pensar nisso.
Estudo revela que 6 em cada 10 líderes usam IA para decisões críticas em RH — muitos sem preparo ou supervisão humana
Os agentes de IA saem da fase experimental e assumem o papel de motor estratégico das empresas, exigindo novas métricas, requalificação e foco em inclusão digital
E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.
Apesar do uso pessoal elevado, o uso de IA dentro das empresas estagnou em 51%. Estudo global do BCG mostra que treinamento, ferramentas e apoio da liderança são cruciais para capturar valor e reduzir o medo da substituição por máquina...
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso