s
Está claro que empresas que puderem integrar IA efetivamente em suas cadeias de valor estarão melhor posicionadas para inovar (Crédito: Freepik)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA Vertical: o que é e como gerar valor

A Inteligência Artificial Vertical (AI Vertical) já está presente, oferecendo soluções especializadas em diversos setores, criando novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Grande parte do entusiasmo pela IA em 2023-24 se concentrou nas capacidades horizontais dos foundation models na IA Generativa. Mas a verdadeira oportunidade da IA ​​está na capacidade de reconfigurar a criação de valor em cadeias de valor verticais. O mercado de SaaS está sendo remodelado com a verticalização, habilitada pela IA. Os sinais estão por toda a parte, argumentam investidores da NFX, da a16z e da Bessemer.

Em linhas gerais, a verticalização é o processo de integração de múltiplas camadas da cadeia de valor para criar uma experiência de cliente perfeita de ponta a ponta. As startups estão assumindo a liderança ao oferecer soluções especializadas e orientadas por IA com recursos verticais específicos. Após o "período de empacotamento" de megaplataformas agnósticas do setor nas últimas duas décadas, veremos um "padrão de desagregação" com o surgimento de muitas plataformas especializadas altamente treinadas. Já estamos começando a ver isso acontecer.

Embora os casos de uso imediato para soluções de IA Vertical tenham sido iniciativas claras de economia de tempo/custo, muitas empresas veem essa nova onda de software de IA como uma forma de se diferenciar em meio a setores competitivos e fortalecer relacionamentos com clientes finais. À medida que a adoção de IA passou de escapismo e entretenimento para experimentação empresarial, para utilidade, setores tradicionalmente mal atendidos estão mais propensos a adotar soluções que forneçam ROI claro e tempo rápido para valor.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Inteligência Artificial

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Em meio a tantas promessas e exageros sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer, o índice da OCDE é ferramenta valiosa para a tomada de decisões informada, separando o hype da realidade.

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Inteligência Artificial

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Agentes de IA já dividem tarefas com humanos e exigem novas estruturas de trabalho, gestão e confiança nas organizações

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteligentes

Inteligência Artificial

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteli...

Estudo do IBM Institute for Business Value mostra que os líderes brasileiros estão à frente da média global no uso de Inteligência Artificial, reconfigurando estratégias, processos e culturas para não ficarem para trás

Navegadores ou agentes?

Inteligência Artificial

Navegadores ou agentes?

Em breve, os navegadores de IA terão algoritmos navegando por você. O modelo econômico que sustenta a Internet entrará em colapso?