Dá para fechar a Caixa de Pandora? Ou colocar o gênio de volta na garrafa? Foi um pouco assim, com um misto de ceticismo e incredulidade, que muita gente na comunidade científica recebeu a proposta dos signatários da carta do Future of Life Institute (FLI), incluindo Yuval Harari, Joshua Bengio, Stuart Russell, Elon Musk e Steve Wozniak, de uma pausa imediata no treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4 por ao menos seis meses, até que se desenvolva e implemente um conjunto de protocolos de segurança compartilhados para design e desenvolvimento avançado da tecnologia.
Ninguém é contra ao estabelecimento de regras para o desenvolvimento e uso da IA. Nem os adventistas como Bill Gates, como bem pontuou o advogado Ronaldo Lemos, ao desenhar os dois campos que começam a se estabelecer no debate sobre a tecnologia — Elon Musk e Yuval Harari lideram os apocalípticos. O que soou estranho foi a crença de que é possível parar.
"É uma péssima ideia. Não há uma maneira realista de implementar uma moratória e impedir que todas as equipes ampliem os LLMs, a menos que os governos intervenham", argumentou Andrew Ng, um dos nomes mais respeitados da indústria de IA, cofundador e chefe do Google Brain, ex-cientista-chefe da Baidu, professor adjunto na Universidade de Stanford, cofundador do Coursera e do deeplearning.ai.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Só 4% das empresas estão obtendo valor, diz estudo. O resto está queimando dinheiro e descobrindo que FOMO é uma estratégia cara.
Cada vez mais as organizações veem a tecnologia não apenas como uma ferramenta, mas como funcionária.
As empresas de IA estão indo atrás dos lucros do setor de serviços, remodelando como pensamos a automação.
Os Prêmios Nobel de 2024 em Física e Química nos deram um vislumbre de como as ferramentas de IA já estão ajudando a empurrar adiante os limites do conhecimento humano.
2024 viu investimentos massivos em AGI, apesar de ainda estarmos debatendo sua definição. Muitos pesquisadores continuam céticos em relação ao caminho do LLM para a AGI, e dessa para a ASI.
Um terço de todo o dinheiro investido por VCs este ano foi para empreendimentos de IA, segundo relatório recém-publicado pelo CB Insights.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso