s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Parar a tecnologia? Não. Acelerar a regulação!

O medo da IA ​​fora de controle não é novo. O que é novo é o medo de perder a corrida pela IA

Dá para fechar a Caixa de Pandora? Ou colocar o gênio de volta na garrafa? Foi um pouco assim, com um misto de ceticismo e incredulidade, que muita gente na comunidade científica recebeu a proposta dos signatários da carta do Future of Life Institute (FLI), incluindo Yuval Harari, Joshua Bengio, Stuart Russell, Elon Musk e Steve Wozniak, de uma pausa imediata no treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4 por ao menos seis meses, até que se desenvolva e implemente um conjunto de protocolos de segurança compartilhados para design e desenvolvimento avançado da tecnologia.

Ninguém é contra ao estabelecimento de regras para o desenvolvimento e uso da IA. Nem os adventistas como Bill Gates, como bem pontuou o advogado Ronaldo Lemos, ao desenhar os dois campos que começam a se estabelecer no debate sobre a tecnologia — Elon Musk e Yuval Harari lideram os apocalípticos. O que soou estranho foi a crença de que é possível parar.

"É uma péssima ideia. Não há uma maneira realista de implementar uma moratória e impedir que todas as equipes ampliem os LLMs, a menos que os governos intervenham", argumentou Andrew Ng, um dos nomes mais respeitados da indústria de IA, cofundador e chefe do Google Brain, ex-cientista-chefe da Baidu, professor adjunto na Universidade de Stanford, cofundador do Coursera e do deeplearning.ai.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Moldando o futuro

Inteligência Artificial

Moldando o futuro

Quer um futuro melhor? Faça, porque ficar esperando que ele aconteça por geração espontânea, só porque alguém previu, não dará boa coisa.

Vale a pena ser gentil com sua IA

Inteligência Artificial

Vale a pena ser gentil com sua IA

Gentileza gera gentileza, e aumenta a qualidade das respostas dos chatbots de IA, revelam pesquisadores da Waseda University

É hora de usar KPIs inteligentes 

Inteligência Artificial

É hora de usar KPIs inteligentes 

O que os KPIs têm a ganhar com a IA? Muito, segundo mais dados do estudo do BCG e da MIT Sloan Review. A começar pelo fato de que passam a olhar para frente, em vez de medir o passado.

A corrida da IA no text-to-video

Inteligência Artificial

A corrida da IA no text-to-video

Nas últimas semanas, OpenAI e o Google revelaram novos modelos e recursos impressionantes, a um ritmo alucinante, cada um deles ampliando os limites do que a IA pode fazer.

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Inteligência Artificial

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Os zoomers enxergam a Inteligência Artificial como uma "segunda natureza" e o domínio das ferramentas disponíveis como uma vantagem profissional.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.