s
As fintechs trazem mais competitividade para o sistema bancário brasileiro Crédito: Pixabay
MOBILE

Mobile banking aponta caminho para fintechs e bancos

As startups dos setor financeiro nasceram digitais, o que lhes dá vantagem competitiva em um cenário de crescimento do mobile

Em 2020, pela primeira vez, o mobile banking representou mais da metade do total das transações bancárias feitas no país, segundo a "Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021", realizada pela Deloitte. Ao mesmo tempo, as fintechs caminham para alcançar o estágio de lucratividade, como aponta o estudo "World Fintech Report 2021", da Capgemini e da Efma. Em um cenário de preferência pelo mobile e fortalecimento das fintechs, a concorrência se acirra no sistema bancário brasileiro e até mesmo os incumbentes devem se espelhar nas startups.

“As jornadas digitais inspiradas nas fintechs precisam se tornar caminhos estratégicos cruciais para os bancos em todos os setores. No entanto, os players devem ser perspicazes e específicos enquanto se movimentam. Não existe uma abordagem única para todos, e os bancos não podem criar todas as subsidiárias digitais igualmente”, afirma Anirban Bose, CEO da Capgemini’s Financial Services e membro do Conselho Executivo do Grupo.

A concorrência está no digital. A abertura de contas nos canais digitais cresceu 90% entre 2019 e 2020, passando de 4 milhões de novas contas para 7,6 milhões, segundo o estudo da Febraban. No mesmo período, a criação de novas contas nos meios físicos registrou aumento de 52%, de 5,8 milhões para 8,8 milhões.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

Tendências

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

O atendimento remoto já era praticado, mas regulamentação deve fazer o modelo evoluir. Novas oportunidades de negócio foram criadas.

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Internet das Coisas

Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Deep tech brasileira criou um método para reciclar ondas eletromagnéticas dispersas no ar como fonte de energia para dispositivos IoT. A solução se encaixa na crescente digitalização da Economia.

Venture Debt ganha tração no Brasil

Startups

Venture Debt ganha tração no Brasil

As vantagens? Capitalizar e alavancar o crescimento das empresas sem diluição societária e com ganhos maiores para os investidores credores, com direito a bônus se a startup for bem-sucedida

Correção no mercado latino: investimentos caem, mas otimismo se mantém

Tendências

Correção no mercado latino: investimentos caem, mas otimismo se mant...

Segundo estudo da LAVCA, 2022 já é o segundo melhor ano para os investimentos de Venture Capital na América Latina.