s
As fintechs trazem mais competitividade para o sistema bancário brasileiro Crédito: Pixabay
MOBILE

Mobile banking aponta caminho para fintechs e bancos

As startups dos setor financeiro nasceram digitais, o que lhes dá vantagem competitiva em um cenário de crescimento do mobile

Em 2020, pela primeira vez, o mobile banking representou mais da metade do total das transações bancárias feitas no país, segundo a "Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021", realizada pela Deloitte. Ao mesmo tempo, as fintechs caminham para alcançar o estágio de lucratividade, como aponta o estudo "World Fintech Report 2021", da Capgemini e da Efma. Em um cenário de preferência pelo mobile e fortalecimento das fintechs, a concorrência se acirra no sistema bancário brasileiro e até mesmo os incumbentes devem se espelhar nas startups.

“As jornadas digitais inspiradas nas fintechs precisam se tornar caminhos estratégicos cruciais para os bancos em todos os setores. No entanto, os players devem ser perspicazes e específicos enquanto se movimentam. Não existe uma abordagem única para todos, e os bancos não podem criar todas as subsidiárias digitais igualmente”, afirma Anirban Bose, CEO da Capgemini’s Financial Services e membro do Conselho Executivo do Grupo.

A concorrência está no digital. A abertura de contas nos canais digitais cresceu 90% entre 2019 e 2020, passando de 4 milhões de novas contas para 7,6 milhões, segundo o estudo da Febraban. No mesmo período, a criação de novas contas nos meios físicos registrou aumento de 52%, de 5,8 milhões para 8,8 milhões.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cogumelado: funghi-based como mais uma alternativa para as carnes

Startups

Cogumelado: funghi-based como mais uma alternativa para as carnes

Com produtos enlatados, hambúrguer e linguiça de cogumelo, a foodtech Cogumelado quer trazer uma boa experiência para quem busca comer menos carne.

Alinhadas com o ESG, startups de impacto querem solucionar problemas socioambientais

Startups

Alinhadas com o ESG, startups de impacto querem solucionar problemas s...

O ecossistema brasileiro de startups de impacto está ganhando forma. As soluções podem ajudar empresas a atingirem as metas ESG e governos a lidarem com questões socioambientais.

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Fintechs

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Os dados são centrais no Open Finance, mas nem sempre os bancos conseguem gerar valor a partir das informações. Startups ajudam a criar melhores produtos de finanças abertas com a conversão de dados dos usuários em insights.

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

Visibilidade deve ser uma prioridade na logística

Entrevista

Visibilidade deve ser uma prioridade na logística

A visibilidade de ponta a ponta das cadeias de suprimento aumenta a resiliência das operações logísticas, como explica Bart De Muynck, Chief Industry Officer da project44, em entrevista à THE SHIFT. Entretanto, o setor ainda é resiste...

Fazendas verticais: startups apostam em uma nova agricultura

Inovação

Fazendas verticais: startups apostam em uma nova agricultura

Com a aplicação de IoT, automação e soluções de software, as startups estão revolucionando a agricultura nacional ao formarem fazendas verticais indoor. Essas agtechs podem ser a solução para o abastecimento das cidades e a seguran...