s
Foto: Jordan Whitfield - Unsplash
INOVAÇÃO

Na rota da inovação, 95% dos projetos falham pelo caminho

Uma pesquisa da Savanta, comissionada pela Kaspersky, identificou que metade dos projetos sequer passa da fase de desenvolvimento

Inovação, o Santo Graal das empresas do Século 21. Diferente da lenda que inundou os sonhos dos templários e acalentou as discussões na mesa redonda do Rei Arthur, inovação existe e é bem palpável, mas suas empreitadas continuam falhando espetacularmente em metade das empresas da América Latina, segundo estudo recente da empresa de pesquisas Savanta, dos EUA, comissionada pela Kaspersky.

Para 98% das lideranças de inovação latino-americanas, a maioria dos projetos falha antes dos lançamento e metade dos projetos (48%) sequer passa da fase de desenvolvimento, considerada a mais desafiadora. Para a maioria, o principal motivo do fracasso da inovação é a falta de compreensão das necessidades dos clientes (26%). Para as 304 lideranças globais ouvidas (das quais 50 são da AL), o motivo número 1 é a falta de planejamento e estrutura.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Cultura corporativa voltada para entender os clientes e o mercado para gerar insights brilhantes, ter um plano estruturado e ter capacidade de execução, aparecem, na pesquisa, como um tipo de “Santa Trindade” da inovação. Aí entra na equação a necessidade de ter pessoas dedicadas, dentro da corporação, a pensar e apoiar a inovação. Mais da metade (58%) das entrevistadas têm equipes dedicadas ao assunto. Na outra metade, a prática fica isolada, na mão de uma pessoa, ou espalhada desordenamente pela companhia, por exemplo. E pensar inovação de forma dedicada entrou recentemente no cardápio corporativo: 49% desses times foram formados há menos de 5 anos.

A pesquisa da Kaspersky tinha como objetivo entender o impacto da cibersegurança nesse contexto. Ela não foi listada como motivo de fracasso, mas 82% dos entrevistados concordam que não incluir um diretor de segurança da informação (CISO, em inglês) na fase inicial do processo aumenta o risco de falhas, especialmente porque 54% deles consideram que a política rígida de segurança da informação pode asfixiar a inovação.

“Momentos críticos como o que vivemos agora são excelentes oportunidades para testar inovações. Nesse sentido, a cibersegurança não pode ser um obstáculo, mas parte integrante do processo”, diz Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina.

O que é disrupção? 10 interpretações do conceito

Inovação

O que é disrupção? 10 interpretações do conceito

A “palavra da moda” no ecossistema de inovação pode ser compreendida por diferentes perspectivas, como mostram as opiniões de quem está transformando os mercados

Por João Ortega
Para ser um grande inovador, aprenda a abraçar a incerteza

Inovação

Para ser um grande inovador, aprenda a abraçar a incerteza

É tentador pensar que os inovadores são uma raça à parte ou têm a sorte de estar no lugar e na hora certos. É uma questão de como lidar com risco e incerteza

Por Todd Saxton, The Conversation