s
A professora Débora Garofalo, a primeira brasileira a ficar entre os dez mais do Prêmio Global Teacher Prize, o Nobel da Educação Crédito: Divulgação/Varkey Foundation
INOVAÇÃO

Robótica para uma educação humanizada

Primeira brasileira a figurar na lista dos dez mais do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, Débora Garofalo agora leva o projeto de robótica com sucata para a rede estadual de São Paulo

Por João Ortega 28/08/2020

Em uma escola pública na Zona Sul de São Paulo, estudantes do ensino fundamental transformam lixo recolhido das ruas da comunidade onde vivem em protótipos de robôs. O projeto interdisciplinar na educação básica levou a professora Débora Garofalo a ficar entre as dez finalistas do milionário prêmio Global Teacher Prize no ano passado.

Unir tecnologia e sustentabilidade, resolver um problema real da sociedade e aumentar a autoestima das crianças são só algumas das virtudes do trabalho idealizado por Débora em 2015. A iniciativa rendeu 13 premiações nacionais e internacionais, aumentou o desempenho da escola no IDEB em um ponto, diminuiu em 93% a evasão escolar e retirou mais de uma tonelada de lixo das ruas.

Hoje, Débora Garofalo é responsável por gerir o ensino de tecnologia na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP), onde impacta diretamente a vida de 2,5 milhões de estudantes por meio do programa Inova Educação. A educadora defende a metodologia de resolução de problemas, inerente aos processos de inovação tecnológica, para transformar alunos em protagonistas do próprio aprendizado.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

Cuidado para não cair no gap da inovação

Inovação

Cuidado para não cair no gap da inovação

A maioria das empresas prioriza a inovação, porém não estão preparadas, mostra levantamento do BCG.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *