Em uma escola pública na Zona Sul de São Paulo, estudantes do ensino fundamental transformam lixo recolhido das ruas da comunidade onde vivem em protótipos de robôs. O projeto interdisciplinar na educação básica levou a professora Débora Garofalo a ficar entre as dez finalistas do milionário prêmio Global Teacher Prize no ano passado.
Unir tecnologia e sustentabilidade, resolver um problema real da sociedade e aumentar a autoestima das crianças são só algumas das virtudes do trabalho idealizado por Débora em 2015. A iniciativa rendeu 13 premiações nacionais e internacionais, aumentou o desempenho da escola no IDEB em um ponto, diminuiu em 93% a evasão escolar e retirou mais de uma tonelada de lixo das ruas.
Hoje, Débora Garofalo é responsável por gerir o ensino de tecnologia na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP), onde impacta diretamente a vida de 2,5 milhões de estudantes por meio do programa Inova Educação. A educadora defende a metodologia de resolução de problemas, inerente aos processos de inovação tecnológica, para transformar alunos em protagonistas do próprio aprendizado.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Estudo global da Mastercard e Forrester mostra que, sem experimentação estruturada, a IA amplia riscos, trava decisões e não se traduz em vantagem competitiva
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios
Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
