s
A professora Débora Garofalo, a primeira brasileira a ficar entre os dez mais do Prêmio Global Teacher Prize, o Nobel da Educação Crédito: Divulgação/Varkey Foundation
INOVAÇÃO

Robótica para uma educação humanizada

Primeira brasileira a figurar na lista dos dez mais do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, Débora Garofalo agora leva o projeto de robótica com sucata para a rede estadual de São Paulo

Por João Ortega 28/08/2020

Em uma escola pública na Zona Sul de São Paulo, estudantes do ensino fundamental transformam lixo recolhido das ruas da comunidade onde vivem em protótipos de robôs. O projeto interdisciplinar na educação básica levou a professora Débora Garofalo a ficar entre as dez finalistas do milionário prêmio Global Teacher Prize no ano passado.

Unir tecnologia e sustentabilidade, resolver um problema real da sociedade e aumentar a autoestima das crianças são só algumas das virtudes do trabalho idealizado por Débora em 2015. A iniciativa rendeu 13 premiações nacionais e internacionais, aumentou o desempenho da escola no IDEB em um ponto, diminuiu em 93% a evasão escolar e retirou mais de uma tonelada de lixo das ruas.

Hoje, Débora Garofalo é responsável por gerir o ensino de tecnologia na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP), onde impacta diretamente a vida de 2,5 milhões de estudantes por meio do programa Inova Educação. A educadora defende a metodologia de resolução de problemas, inerente aos processos de inovação tecnológica, para transformar alunos em protagonistas do próprio aprendizado.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
Um termômetro para as Eleições 2022

Inovação

Um termômetro para as Eleições 2022

Google Trends produz relatório e cria sala digital com insights em tempo real sobre os candidatos e as manifestações de interesse dos espectadores

Lugar de mulher também é no metaverso

Inovação

Lugar de mulher também é no metaverso

Número de profissionais envolvidas com os mundos virtuais cresce globalmente. Empresas como a Meta, a Sandbox e a agência de NFT World of Women apostam na formação tecnológica feminina

Não fique estagnado, inove!

Inovação

Não fique estagnado, inove!

O Capgemini Research Institute conceituou inovação a partir de múltiplas perspectivas – empresarial, religiosa, científica e política - para entender sua evolução e futuras aplicações no mundo digital.

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

Inovação

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

A meta do grupo é ter todos os fornecedores indiretos da cadeia do couro rastreados até 2024. O blockchain é a ferramenta para atingir esse objetivo.

Como queremos que os robôs sejam?

Robótica

Como queremos que os robôs sejam?

Isaac Asimov já estava impaciente. As pesquisas a respeito da interação homem-máquina avançam e estamos passamos do estágio da automação para o de autonomia. Mas como lidar com essa complexidade?