No setor de Tecnologia, os homens dominam em uma proporção de dois para um: para cada dois empregos ocupados por homens, apenas um fica com uma mulher. A expansão da Inteligência Artificial (IA), que em teoria carrega todos os elementos capazes de reduzir a lacuna de gêneros no mercado de trabalho digital, aumentou esse abismo: 71% dos trabalhadores qualificados e com habilidades para IA são homens e 29%, mulheres. São 42 pontos percentuais enfatizando a diferença entre gêneros.
Não fica nisso. Enquanto 47% dos homens usam IA para resolver alguma questão no trabalho, apenas 37% das mulheres fazem isso, de acordo com o relatório “Understanding Talent Scarcity: AI and Equity”, da Randstad. A aplicação de IA pode estar ligada à maneira como as empresas encaram seus funcionários: as mulheres recebem menos prioridade no acesso a ferramentas de IA. Apenas 35% das mulheres tiveram acesso a recursos de IA por parte da empresa, em comparação com 41% dos homens.
Quando o assunto é capacitação, as mulheres têm 5% menos probabilidade de receber oportunidades para desenvolver novas habilidades em IA. Para piorar, elas se sentem menos confiantes (30%) do que os homens (35%) em afirmar que estão preparadas para usar IA em suas carreiras. O estudo considerou a análise de mais de 3 milhões de perfis de emprego e 12 mil respostas de participantes empregados dentro das redes da Randstad.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Conheça os hábitos, preferências e impacto da Geração Alpha no consumo, nas redes sociais e no mundo dos games da geração que irá chegar em 2 bilhões até 2025.
Inteligência Artificial promete revolucionar o mercado, mas falta de equidade ameaça progresso das mulheres no ambiente profissional
Descubra como reavaliar prioridades, papéis, tempo e energia para uma gestão mais eficiente e humanizada
A Neurotecnologia pode tratar doenças degenerativas, como Parkinson, aliviar a depressão e melhorar o bem-estar mental
Em alguns setores, como o financeiro ou o de tecnologia, a crença é de que o sucesso está intimamente ligado a longas jornadas de trabalho. Isso não é verdade e precisa mudar
O mercado de Computação Quântica deve crescer para US$ 5,3 bilhões até 2029, impactando diversos setores
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso