s
Créditos: (Unsplash/Zbynek Burival)
TENDÊNCIAS

Investimento recorde em Climate Tech: mais capital para cuidar da Terra

A guinada ESG dos investidores e urgência de criar soluções para as mudanças climáticas atraem investimentos para as Climate Techs.

Um fundo público-privado apoiado por Bill Gates vai investir até US$ 15 bilhões em projetos de tecnologia limpa (Cleantech) nos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido. O objetivo é subsidiar a operação em grande escala dessas soluções para ajudar os países a atingirem o net zero. Esse é mais um exemplo recente de como o capital está se atentando para as causas socioambientais e seu impacto no mundo.

A guinada ESG dos investimentos possibilitou um novo recorde de captação de Venture Capital para as Climate Techs. Segundo a empresa de inteligência HolonIQ, as startups do setor receberam US$ 37 bilhões em 2021 — 2,5 vezes maior que o total captado em 2019 e 23 vezes mais alto que os aportes de 2010. O resultado exclui os investimentos de Private Equity, PIPEs, SPACs e transações secundárias.

No momento, os Estados Unidos lideram os investimentos no segmento. China e Europa também têm destaque global. A expectativa da HolonIQ é que os três gigantes acelerem seus investimentos, bem como mercados como Índia e Sudeste Asiático. Segundo o mesmo levantamento, o mundo ganhou 28 novos unicórnios de Climate Tech em 2021, elevando o total para 47. Se levada em conta outra contagem, a quantidade pode ser ainda maior. No relatório “State of Climate Tech 2021”, a PwC aponta a existência de 78 unicórnios de Climate Tech — a maior parte está na categoria de mobilidade de transporte.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Startups

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Com produtos enlatados, hambúrguer e linguiça de cogumelo, a foodtech Cogumelado quer trazer uma boa experiência para quem busca comer menos carne.

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Alinhadas com o ESG, startups de impacto querem solucionar problemas

Startups

Alinhadas com o ESG, startups de impacto querem solucionar problemas

O ecossistema brasileiro de startups de impacto está ganhando forma. As soluções podem ajudar empresas a atingirem as metas ESG e governos a lidarem com questões socioambientais

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.