s
Crédito: Unsplash

TENDÊNCIAS

Indústria de vestuário tem pela frente transformação sustentável

Modelos circulares estão entre as principais tendências para o futuro da moda no mundo

A indústria do vestuário movimenta US$ 758 bilhões por ano no mundo e está crescendo. No entanto, seu modelo de desenvolvimento é insustentável, tanto na questão social quanto ambiental. Com a crescente demanda por ações de impacto positivo em ESG (governança social, ambiental e corporativa) por consumidores e investidores, este setor se encontra em um ponto de inflexão. A transformação será liderada pelas empresas que assumirem responsabilidade por um crescimento mais sustentável

Hoje, esta indústria é responsável por 4% de todas as emissões de gases do efeito estufa no planeta. No entanto, iniciativas que melhoram a eficiência energética da produção, como substituir o fornecimento por fontes renováveis, podem reduzir em até 60% as emissões. 

Uma série de artigos publicados pela McKinsey em dezembro de 2020 levanta a discussão sobre o futuro da indústria da moda. As três principais tendências apontadas pela consultoria são:

  • Fidelidade à marca: “Esta indústria envolve apego emocional, lealdade e entusiasmo pelas marcas. Estamos muito convencidos de que, no futuro, o amor e a fidelidade à marca dependerão muito dos atributos de sustentabilidade que esta empresa possibilita”, diz especialista. 
  • Economia circular: o conceito de posse sobre uma peça de roupa será mais fluido. Por meio de modelos circulares digitais, será cada vez mais comum o compartilhamento de artigos de vestuário entre pessoas diferentes. 
  • Diminuir o excedente de produção: hoje, cerca de 40% dos ítens de vestuário não são vendidos ao preço original por conta de previsões erradas de demanda. Cada vez mais, o estudo dos dados de consumo vão ajudar a reduzir o excesso de produção. 

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Indústria 4.0: inovações essenciais para desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade

Indústria 4.0: inovações essenciais para desenvolvimento sustentáv...

Aliança entre organizações internacionais e empresas de tecnologia visa fortalecer inovações da Quarta Revolução Industrial nesta década para bater metas sustentáveis da ONU

Por João Ortega
Fábrica conta com produção inteligente e compartilhada

Inovação

Fábrica conta com produção inteligente e compartilhada

O maquinário robótico é integrado a sensores de IoT e algoritmos de IA capazes de otimizar a produção a partir dos dados das plataformas de e-commerce da Alibaba

Por Redação The Shift
Carsharing cresce no Brasil, mas baixa produção freia setor

Tendências

Carsharing cresce no Brasil, mas baixa produção freia setor

Startups de compartilhamento de carros veem demanda crescer mesmo durante a pandemia

Por João Ortega