Dois em cada três CEOs afirmam que o sucesso da IA Generativa depende mais de convencer as pessoas a adotar e aprender a usar do que da tecnologia em si. O relatório "2024 IBM's CEO Study", que ouviu 3 mil CEOs globais, aponta que o maior obstáculo não é escolher a "tecnologia certa" – seja ChatGPT, Gemini, Copilot etc – mas fazer com que os funcionários se sintam confortáveis com os novos processos de trabalho e aceitem a mudança.
"O que vai se esperar cada vez mais dos profissionais é a capacidade de utilização de ferramentas de IA Generativa", afirma Mario Maffei Neto, Gerente de Divisão de Tecnologia da Michael Page, empresa especializada em recrutamento de profissionais de alta e média gerência. Ele compara este momento a outro no final dos anos 1990, em que os jovens profissionais que chegavam às empresas aprendiam como usar e-mails para se comunicar.
Para as áreas técnicas, as exigências para IA estão claras. Para outras áreas, como Marketing, Vendas, Finanças e Recursos Humanos, por exemplo, essa busca por pessoas com familiaridade ou com conhecimento sobre IA já aparece. "O que nós vemos, é que fora da área técnica, entra-se mais nos temas do fim da IA. Em Marketing, você pode questionar as ferramentas que o profissional já usou para otimizar e personalizar campanhas. Na área Comercial, a experiência em gerenciamento da ferramenta de chatbot. Ele não precisa saber qual a programação utilizada, está mais intrínseco", diz.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Será que os prognósticos dão conta de entender corretamente o abalo sísmico que está por vir?
Um dos caminhos é usar métodos que ajudem a identificar os casos de uso com menor risco e maior valor para a empresa, considerando a demanda
E por que ela deve caminhar lado a lado com a proteção de dados pessoais?
Para todo veneno há um antídoto. A IA Generativa surgiu e maravilhou a todos com sua capacidade infinita de criação. Agora, empresas lançam soluções para um trabalho difícil: detectar plágios no conteúdo gerado por máquina
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso