s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Começou a temporada de previsões sobre o futuro da IA em 2024

Será que os prognósticos dão conta de entender corretamente o abalo sísmico que está por vir?

A IA precisa de benchmarks.Mas, por ora, o que temos, são bolas de cristal. Só na última semana, dois dos mais aguardados relatórios sobre o futuro imediato da tecnologia foram publicados: o "Kaggle AI" e o "State of AI", de Nathan Benaich. E, embora ofereçam um caleidoscópio de previsões para o próximo ano, eles podem não capturar necessariamente as mudanças sísmicas que realmente ditam o futuro da tecnologia. Nenhum deles menciona o salto nos modelos de aprendizagem automática energeticamente eficientes, ou no hardware de menor consumo, como o transistor de aprendizado de máquina ultraeficiente que reduz o uso de energia da IA em 99%.

Uma das principais conclusões do "State of AI" é o crescimento dos esforços para tentar clonar ou superar o desempenho da IA, por meio de modelos menores, melhores conjuntos de dados e contextos mais longos. Há urgência, em meio a preocupações de que os dados gerados por seres humanos serão capazes de sustentar as tendências de expansão da IA durante mais alguns anos. O relatório também inclui entre suas previsões:

  • A colisão dos Self-improving AI agents com o estado da arte da IA.
  • O IPO de ao menos uma empresa de IA (Databricks?!).
  • O escalonamento da GenAI levando um grupo a gastar mais de US$ 1 bilhão para treinar um único modelo em grande escala.
  • O início de uma investigação sobre o acordo Microsoft/OpenAI pela FTC (EUA) ou pela CMA (Reino Unido) por motivos concorrenciais.
  • A inclusão de música gerada por IA no Billboard Hot 100 Top 10 ou no Spotify Top Hits 2024.
  • aquisição de uma empresa de chips de IA focada em inferência por uma grande empresa de IA (OpenAI?!), à medida que as cargas de trabalho e os custos de inferência aumentem significativamente.

O Kaggle, por sua vez, aborda as especificidades da tecnologia, como as complexidades em torno da visão computacional e do MLpara dados tabulares, por meio de artigos de luminares da comunidade global de IA. Sublinha a importância do desenvolvimento ético da IA ​​e da utilização responsável, ao mesmo tempo que celebra o potencial transformador da IA ​​Generativa. E dedica um capítulo para ensaios sobre algoritmos de otimização, redes de grafos, física teórica, robótica, IA na saúde e muito mais, destacando a influência interdisciplinar do aprendizado de máquina.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

OpenAI defende modelo para manter EUA na liderança global de IA

Inteligência Artificial

OpenAI defende modelo para manter EUA na liderança global de IA

A OpenAI propõe a criação de "zonas econômicas de IA" e novos centros de dados para garantir que os EUA não percam a corrida pela supremacia em Inteligência Artificial

Large Concept Models: O que são LCMs, como funcionam e qual a diferença para LLMs

Inteligência Artificial

Large Concept Models: O que são LCMs, como funcionam e qual a diferen...

Os Large Concept Models prometem transformar a inteligência artificial ao trabalhar com ideias e conceitos, e não apenas com palavras isoladas

Agentes de IA, a verdadeira revolução para pequenas e médias empresas

Inteligência Artificial

Agentes de IA, a verdadeira revolução para pequenas e médias empres...

Eles não apenas escreverão e-mails ou criarão conteúdo. Também executarão processos empresariais inteiros de forma autônoma, reduzindo custos em 30%, aumentando a produtividade em até 40%.

Agentic AI e a nova era das simulações

Inteligência Artificial

Agentic AI e a nova era das simulações

O futuro não é a IA prevendo comportamentos, mas simulando-os. Empresas estão criando gêmeos digitais dos clientes — com personalidades, comportamentos e padrões de decisão — para testar estratégias de negócios.

Por Evandro Barros *
Exportação de Chips de IA: Entenda as novas diretrizes do Governo Biden

Inteligência Artificial

Exportação de Chips de IA: Entenda as novas diretrizes do Governo Bi...

Governo Biden anuncia novas regras para exportação de chips de Inteligência Artificial, dividindo países em grupos e gerando críticas da indústria de tecnologia

CES 2025 vende o sonho da IA de consumo para todos, em todo lugar

Inteligência Artificial

CES 2025 vende o sonho da IA de consumo para todos, em todo lugar

Na fachada, a IA está em eletrodomésticos, como geladeiras, berços para bebês e até aneis. Mas há muita IA que vale a pena