A Covid-19 não foi apenas um dos maiores experimentos sociais de todos os tempos, mas também o gatilho que liberou todo o potencial da IA (Crédito: Freepik)
Nos últimos cinco anos, a Ciência de Dados e a IA vêm desempenhando um papel enorme no redesenho da sociedade e vários setores econômicos. As necessidades de precisão, velocidade e interação digital aumentaram com o combate ao coronavírus e a imposição do distanciamento social, especialmente em domínios de missão crítica, como a Saúde. Se hoje a IA está em todo lugar – alimentando as ferramentas que usamos diariamente, moldando indústrias e até mesmo redefinindo como interagimos –, muito devemos ao impulso dado pela pandemia ao seu desenvolvimento e adoção.
A Covid-19 não foi apenas um dos maiores experimentos sociais de todos os tempos, mas também o gatilho que liberou todo o potencial da IA. O investimento global total na tecnologia cresceu 40% de 2019 a 2020, e foi um dos poucos que se manteve em dois dígitos nos anos seguintes. As startups capturaram boa parte desse investimento, de acordo com a Dealroom. A produção acadêmica também acelerou. Não por acaso, 2020 é o ano de três importantes marcos para o desenvolvimento vertiginoso da IA que testemunhamos diariamente.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Data centers estão enfrentando uma transformação de US$ 6,7 trilhões até 2030 para lidar com IA. Seu parceiro de infraestrutura não é mais apenas um fornecedor. É sua vantagem competitiva.
Com Inteligência Artificial, empresas tornam sistemas legados mais seguros, inteligentes e conectados à nuvem
Os profissionais mais valiosos combinam habilidades tradicionais com recursos de IA — não apenas para manutenção, mas para decisões estratégicas.
Em um mundo acelerado, há urgência em adotar e se adaptar à IA. Euan Blair, CEO da Multiverse, e Nakul Mandan, sócio da Audacious Ventures, explicam por que a IA é um imperativo de crescimento.
Bryan Glick, editor-chefe da ComputerWeekly britânica, usa o caso do escândalo Horizon IT, do Post Office do Reino Unido, como um alerta para os novos tempos da IA: máquinas erram
De ator a empreendedor de impacto. No SXSW London 2025, Idris Elba apresentou suas ideias poderosas sobre tecnologia e inclusão, de digital wallets a plataformas móveis para cinema
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso