s
SUSTENTABILIDADE

Greenwashing e Greenhushing comprometem o valor da marca

Dão prejuízo financeiro. Na ponta do lápis, a Tesla, por exemplo, pode perder US$ 4,1 bilhões se não corrigir a diferença entre percepção e realidade

Por Silvia Bassi 07/08/2023

O que uma empresa faz (realidade) e o que ela parece fazer (percepção) são os dois lados da moeda do seu valor de mercado. No momento em que as práticas ESG e a responsabilidade corporativa passam a ser atividades reguladas e monitoradasa diferença pode ser extremamente positiva ou profundamente prejudicial à reputação. Impacta o valor da marca, a captação de investimentos, de recursos financeiros e até a geração de receita.

A Brand Finance, uma das maiores consultorias globais de branding, que publica anualmente o ranking Global 500 das marcas mais valiosas do planeta, lançou em junho um relatório inédito que monitora o risco financeiro do impacto da sustentabilidade no valor das marcas globais, chamado Sustainability Gap Index: Greenwashing vs Greenhushing.

Esse novo estudo utiliza os dados SPS (Sustainability Perceptions Scores) do Brand Finance Sustainability Perceptions Index, relatório divulgado em janeiro durante o World Economic Forum, que estima o percentual financeiro de impacto da sustentabilidade sobre o valor total das marcas, vinculado à reputação, usando os critérios ESG:

  • A marca está comprometida com a proteção ao meio ambiente?
  • A marca é gerenciada de forma profissional, ética e responsável?
  • A marca está comprometida com a comunidade e a sociedade?

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Regenerar, revitalizar

Sustentabilidade

Regenerar, revitalizar

Mesmo com as mudanças vistas na agenda ESG, ainda não é possível reverter a situação climática, aponta estudo.

Inovação em Camadas: Construindo casas por impressão 3D

Sustentabilidade

Inovação em Camadas: Construindo casas por impressão 3D

O mercado de construção modular promete erguer casas em menos de um dia.

Climate Risk startups em alta

Sustentabilidade

Climate Risk startups em alta

No momento de crise climática, a indústria de Climate fintechs estão em alta. Elas utilizam da ciência, IA, analytics para mensurar ou mitigar os efeitos da crise climática nos negócios.

A urgência da resiliência climática

Sustentabilidade

A urgência da resiliência climática

O que ocorre no Rio Grande do Sul é infelizmente um exemplo triste de que chegamos ao ponto de não retorno sobre crise climática global. Agora o desafio é buscar a resiliência climática: antecipar, preparar, adaptar, mitigar e resisti...

Faltam competências verdes

Sustentabilidade

Faltam competências verdes

Na corrida em direção à transição energética global, surgem novos empregos relacionados às energias renováveis. No entanto, um problema aparece: a falta de mão de obra qualificada.

O trunfo das energias renováveis

Sustentabilidade

O trunfo das energias renováveis

Dois relatórios sobre energias renováveis no mundo e na América Latina ajudam a entender como os países devem montar seus novos planos de descarbonização depois da COP28.