s
Crédito Canva
TENDÊNCIAS

Fusão de atómos e bits: a nova transformação digital

O digital impulsionando o físico irá reescrever a forma como o mundo trabalha. Quais são os passos para que as empresas prosperem nessa nova realidade?

A próxima onda de transformação nas empresas vai se deslocar da construção de capacidades digitais isoladas para a criação das fundações de uma nova realidade que combina perfeitamente o físico e o digital. O objetivo não é uma melhora incremental, mas uma mudança de patamar. O verdadeiro valor dessa convergência está em criar algo fundamentalmente novo. No setor da saúde, essa realidade compartilhada nos conduz a uma assistência personalizada, experimentada primeiro por digital twins dos nossos cérebros.

“Chegamos a uma empolgante fronteira da inovação tecnológica para as empresas, uma em que nós não nos limitaremos a digitalizar, mas sim a começar a pôr esse fundamento digital para trabalhar impulsionando o físico”, explica o relatório “Technology Vision 2023”, da Accenture. Fundir o digital com o físico não é apenas gerar novos produtos e serviços, é a força por trás de uma nova era de pesquisa científica que já está criando um novo conjunto de ferramentas e disrupções com vistas a reescrever como o mundo trabalha.

Quatro tendências impulsionam essa nova realidade e os passos que as empresas precisarão dar para prosperar nela.

  • Identidade digital para tudo — À medida que nos deslocamos para um ecossistema autorizado e valioso (diferente do monitorado e vigilante que existe hoje), as empresas precisam se preparar para as rupturas no pipeline dos dados. Mas tecnologia é apenas metade da solução. As empresas precisarão estar preparadas para obter e manter o acesso aos dados das pessoas... de propriedade delas. E a ID digital será o instrumento para isso. Uma espécie de catalisador desta próxima geração de inovação, derrubando os muros que dividem as empresas e a vida física e digital das pessoas. A autenticação de usuários e ativos digitais é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de invasão quantum

Tendências

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de in...

O futurista Bernard Marr lista as principais tendências de fintechs que vnao crescer nos próximos dez anos. Confira a lista completa

Saúde é a próxima aposta das Big Techs em negócios de bilhões

Tendências

Saúde é a próxima aposta das Big Techs em negócios de bilhões

Amazon, Google, Microsoft e Nvidia estão entre as empresas que investem em IA e computação em nuvem para desenvolver novos medicamentos e serviços de saúde

IA Generativa está mudando o perfil dos empregos

Tendências

IA Generativa está mudando o perfil dos empregos

As empresas estão contratando pessoas com conhecimento ou familiaridade com a IA Generativa, mas ainda precisam investir na mudança de processos. Entenda

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar? 

Tendências

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar?...

É importante pensar no assunto, porque esse é o grande desejo dos consumidores segundo a 10⁠ª edição do The Future 100, realizado pelo grupo de publicidade VML

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.