s
Crédito Canva
TENDÊNCIAS

Fusão de atómos e bits: a nova transformação digital

O digital impulsionando o físico irá reescrever a forma como o mundo trabalha. Quais são os passos para que as empresas prosperem nessa nova realidade?

A próxima onda de transformação nas empresas vai se deslocar da construção de capacidades digitais isoladas para a criação das fundações de uma nova realidade que combina perfeitamente o físico e o digital. O objetivo não é uma melhora incremental, mas uma mudança de patamar. O verdadeiro valor dessa convergência está em criar algo fundamentalmente novo. No setor da saúde, essa realidade compartilhada nos conduz a uma assistência personalizada, experimentada primeiro por digital twins dos nossos cérebros.

“Chegamos a uma empolgante fronteira da inovação tecnológica para as empresas, uma em que nós não nos limitaremos a digitalizar, mas sim a começar a pôr esse fundamento digital para trabalhar impulsionando o físico”, explica o relatório “Technology Vision 2023”, da Accenture. Fundir o digital com o físico não é apenas gerar novos produtos e serviços, é a força por trás de uma nova era de pesquisa científica que já está criando um novo conjunto de ferramentas e disrupções com vistas a reescrever como o mundo trabalha.

Quatro tendências impulsionam essa nova realidade e os passos que as empresas precisarão dar para prosperar nela.

  • Identidade digital para tudo — À medida que nos deslocamos para um ecossistema autorizado e valioso (diferente do monitorado e vigilante que existe hoje), as empresas precisam se preparar para as rupturas no pipeline dos dados. Mas tecnologia é apenas metade da solução. As empresas precisarão estar preparadas para obter e manter o acesso aos dados das pessoas... de propriedade delas. E a ID digital será o instrumento para isso. Uma espécie de catalisador desta próxima geração de inovação, derrubando os muros que dividem as empresas e a vida física e digital das pessoas. A autenticação de usuários e ativos digitais é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Novas tecnologias para o varejo

Tendências

Novas tecnologias para o varejo

Inteligência Artificial, IOT e etiquetas digitais são algumas das novas tecnologias para o varejo no futuro.

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Tendências

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Da IA Generativa à Computação de Borda, passando pelas Tecnologias Quânticas e pelo Futuro da Bioengenharia, veja quais são as tendências tecnológicas capazes de trazer mais valor para as empresas

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.