s
“A Databricks deixou de ser simplesmente um provedor de tecnologia para realmente se tornar um advisor”, afirma Marcos Grilanda, Vice-presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina (Crédito: Divulgação)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desafios e oportunidades da IA na América Latina: a visão da Databricks para 2025

Escassez de talentos e infraestrutura de dados são os principais obstáculos para adoção de IA na região, mas perspectiva de crescimento cria oportunidades, diz Marcos Grilanda

Por Soraia Yoshida 18/12/2024

A adoção da IA Generativa (GenAI) está ocorrendo em um ritmo acelerado. Segundo um relatório global da Databricks, 85% das organizações já estão utilizando ativamente a GenAI em pelo menos uma função de negócios. Entre as empresas com receita superior a US$ 10 bilhões, esse número chega a impressionantes 97%.

“A IA Generativa está totalmente ligada a como os dados de uma empresa serão sua vantagem competitiva”, afirma Marcos Grilanda, Vice-presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina. A Databricks, fundada em 2013 e que fornece ferramentas de software para armazenar e analisar grandes quantidades de dados, oferece uma plataforma que simplifica a gestão e análise de dados, permitindo que as organizações extraiam valor de seus dados de forma mais eficiente.

“A Databricks deixou de ser simplesmente um provedor de tecnologia para realmente se tornar um advisor”, afirma Grilanda. Segundo ele, o fato de a companhia desde o início trabalhar com open source a coloca em uma posição única no mercado. Sua plataforma permite integrar diferentes produtos de várias empresas, um tremendo ganho para o cliente.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Insper

Entrevista

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Ins...

Com investimento de R$ 50 milhões e acesso à rede global de pesquisadores da TCS, o novo centro instalado no Insper acelera a co-inovação entre empresas, startups e universidades, conectando desafios locais a soluções globais, como co...

Era da Eletricidade: IEA aponta nova geopolítica da energia e protagonismo do Sul Global

Tendências

Era da Eletricidade: IEA aponta nova geopolítica da energia e protago...

Relatório World Energy Outlook 2025 mostra como a eletricidade vai dominar setores-chave da economia, com destaque para Índia, América Latina e Brasil, enquanto redes defasadas e disputa por minerais estratégicos acendem alerta global

IA Física: a nova fronteira da automação inteligente

Inteligência Artificial

IA Física: a nova fronteira da automação inteligente

De humanoides a veículos autônomos, a robótica entra em fase de maturação com dados sintéticos, teleoperação e modelos generativos que aprendem a agir no mundo real.

Superinteligência sim, com regras diferentes

Inteligência Artificial

Superinteligência sim, com regras diferentes

Enquanto o Vale do Silício corre para criar máquinas que superem a mente humana, a Microsoft aposta em outro tipo de corrida: a por uma superinteligência poderosa, mas sob controle humano.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Talentos verdes em falta: a lacuna que ameaça o futuro sustentável

Tendências

Talentos verdes em falta: a lacuna que ameaça o futuro sustentável

A transição para a Economia Verde corre risco sem trabalhadores capacitados, mesmo com crescente interesse de jovens e empresas