A adoção da IA Generativa (GenAI) está ocorrendo em um ritmo acelerado. Segundo um relatório global da Databricks, 85% das organizações já estão utilizando ativamente a GenAI em pelo menos uma função de negócios. Entre as empresas com receita superior a US$ 10 bilhões, esse número chega a impressionantes 97%.
“A IA Generativa está totalmente ligada a como os dados de uma empresa serão sua vantagem competitiva”, afirma Marcos Grilanda, Vice-presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina. A Databricks, fundada em 2013 e que fornece ferramentas de software para armazenar e analisar grandes quantidades de dados, oferece uma plataforma que simplifica a gestão e análise de dados, permitindo que as organizações extraiam valor de seus dados de forma mais eficiente.
“A Databricks deixou de ser simplesmente um provedor de tecnologia para realmente se tornar um advisor”, afirma Grilanda. Segundo ele, o fato de a companhia desde o início trabalhar com open source a coloca em uma posição única no mercado. Sua plataforma permite integrar diferentes produtos de várias empresas, um tremendo ganho para o cliente.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Pesquisas recentes sugerem que a tecnologia pode reduzir os custos de coordenação dentro das organizações — permitindo que equipes maiores, diversas e conectadas trabalhem com mais eficiência.
Com adoção já disseminada, o desafio agora é redesenhar processos, liderança e cultura para integrar humanos e máquinas
O paradoxo da IA nas empresas: decisões mais rápidas, aprendizado mais lento.
Redes autônomas, nuvens de IA e novos modelos de receita movimentam o setor que já responde por 6,4% do PIB global.
O sucesso deixou de ser “quantas ferramentas temos” e passou a ser “quais resultados entregamos”
Ciberataques com uso de credenciais legítimas expõem os limites da tecnologia e trazem comportamento, vulnerabilidade humana e cultura organizacional para o centro da estratégia de risco
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
