s
TENDÊNCIAS

Consumidores estão mais resilientes às mudanças e à incerteza

Em crise, mas no controle, usando os valores e comportamentos aprendidos durante a pandemia, segundo a mais recente edição do EY Future Consumer Index

A experiência da pandemia tornou os consumidores muito mais resilientes à mudança e à incerteza. Empenhados cada vez mais em moldar ativamente suas vidas, não apenas reagir aos eventos. Respondendo a um mundo em crise usando os valores e comportamentos aprendidos durante a pandemia, conclui a mais recente edição do EY Future Consumer Index - 10ª da série, que entrevistou 18 mil pessoas em 24 países, incluindo o Brasil, entre e maior e junho deste ano. Em vez de apenas reagir passivamente a ondas intermináveis de mudança e incerteza, eles estão respondendo ativamente – ou pelo menos tentando. O que inclui ter maior controle sobre suas vidas, inclusive a vida digital, depois que o aumento do trabalho em casa deu maior autonomia sobre como estruturam seu tempo.

Além de tornar os consumidores mais adaptáveis e ter aberto um mundo de alternativas, em função do estilo de vida “digital first”, a pandemia também mudou valores. Em particular, as pessoas estão agora muito mais comprometidas com estilos de vida sustentáveis, valorizando mais questões relacionados à acessibilidade, ao planeta, à saúde e à necessidade de viver o momento e aproveitar ao máximo cada experiência (gráficos). E mais preocupadas com a relação custo-benefício de produtos e serviços, na hora de cortar custos.

Há um desejo subjacente de viver e gastar mais “autenticamente”. Mais pessoas estão empenhadas em reparar itens em vez de substituí-los. Menos pessoas estão interessadas em tendências de moda sazonais – 79% dos consumidores “Acessibilidade em primeiro lugar” as ignoram, mas também 55% dos consumidores mais hedonistas “Experiência em primeiro lugar”. As pessoas dizem que se sentem mais confortáveis ​​“em sua própria pele”.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Novas tecnologias para o varejo

Tendências

Novas tecnologias para o varejo

Inteligência Artificial, IOT e etiquetas digitais são algumas das novas tecnologias para o varejo no futuro.

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Tendências

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Da IA Generativa à Computação de Borda, passando pelas Tecnologias Quânticas e pelo Futuro da Bioengenharia, veja quais são as tendências tecnológicas capazes de trazer mais valor para as empresas

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.