s
Hand holding coins from lines, triangles and particle style design. Illustration vector
MERCADO

Como será a moeda digital oficial do Brasil

Banco Central divulgou nesta segunda-feira (24) conjunto de diretrizes para a CBDC brasileira, com destaque para uso no varejo

O Banco Central do Brasil divulgou nesta segunda-feira um conjunto de diretrizes, elaboradas por um grupo interdisciplinar, que vão nortear o debate sobre uma moeda digital oficial do país. A CBDC (Central Bank Digital Currency) ainda não tem data de lançamento definida, mas já existe expectativa de que ela possa ser usada no varejo, ajude a combater a corrupção no país e reduza custos com papel moeda.

O movimento do Banco Central do Brasil está alinhado com a tendência mundial do sistema financeiro de se repensar para a economia digital e para um futuro que vai exigir novas plataformas para transações entre pessoas, empresas e até países.

Os sintomas da mudança exigida pela transformação digital incluem o fato de que o uso do dinheiro físico está rapidamente sendo substituído por meios de pagamento cada vez mais digitais e sem contato. O regulador espera economizar cerca de R$ 90 bilhões por ano em custos com moeda física.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Investir em quê?

Mercado

Investir em quê?

Investir em transformação digital é colocar dinheiro naquilo que levará a empresa para frente. A questão é entender quais são as áreas que precisam ser direcionadas.

Como aumentar a confiança dos consumidores

Mercado

Como aumentar a confiança dos consumidores

Empresas podem fortalecer a confiança que os consumidores depositam nelas tomando seis atitudes consideradas prioritárias hoje.

O grande desperdício SaaS

Mercado

O grande desperdício SaaS

O software engoliu o mundo, e o SaaS está comendo cada vez mais pedaços da pizza do mundo cloud, especialmente porque basta um cartão de crédito para ativar recursos corporativos extremamente interessantes

A ambição profissional mudou

Mercado

A ambição profissional mudou

Workmonitor 2024 mostra que os trabalhadores valorizam mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, horários flexíveis e apoio à saúde mental em detrimento das aspirações de carreira.

Software continua engolindo o mundo

Mercado

Software continua engolindo o mundo

O mundo corporativo corre para arrumar a casa com software e o resultado é um crescimento de 13,5% do setor, que se concretizado, vai passar a marca do US$ 1 trilhão

Qual é a melhor estratégia para negócios digitais?

Mercado

Qual é a melhor estratégia para negócios digitais?

E por que metade das empresas ouvidas em um novo relatório do IDC teme não acompanhar o ritmo da inovação tecnológica das concorrentes?