s
Cartaz do documentário Alpha Go - The Movie, que aborda como a IA derrotou um mestre sul-coreano do jogo Go Crédito: Divulgação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como a IA derrotou um mestre de Go

O Go é talvez o jogo de tabuleiro mais difícil de ser aprendido por um computador, mas ao retratar o confronto homem versus máquina, este filme conta também outra história

O aclamado documentário AlphaGo – The Movie , da DeepMind, sobre como a IA enfrentou e derrotou o mestre sul-coreano Lee Seedol, provou ser um grande sucesso entre pesquisadores de IA e aficionados do Go. Agora, ele está no YouTube, mais acessível que nunca.

O filme de 90 minutos foi feito em 2017, um ano após o AlphaGo vencer Lee Seedol, e foi exibido naquele ano em festivais de cinema e sessões especiais, ganhando muitos prêmios.

O Go é talvez o jogo de tabuleiro mais difícil de ser aprendido por um computador, por combinar estratégia e raciocínio espacial. Há muito tempo era considerado um grande desafio para a inteligência artificial. Mas após cinco partidas, e contra as expectativas de todos os especialistas, o placar foi AlphaGo 4: Lee Sedol 1. Só que essa não é a história que o filme conta. Em vez disso, concentra-se na derrota da humanidade.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

E mesmo tendo aposentado o AlphaGo, a DeepMind tem feito bom proveito das tecnologias que desenvolveu graças ao jogo, desenvolvendo algoritmos avançados em geral que podem um dia ajudar cientistas a superar alguns dos nossos problemas mais complexos, como encontrar novas curas para doenças.

Assista ao documentário Alpha Go – The Movie.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs do Silicon Valley, mostra que as startups de IA estão ocupando espaços do SaaS.

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

Inteligência Artificial

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

"Momento desânimo" na comunidade de IA. A constatação de que os bilhões de dólares investidos até agora não vão retornar tão rápido, faz nascer a ideia de uma bolha de IA Generativa.

Olá, head de GenAI!

Inteligência Artificial

Olá, head de GenAI!

Pensando na carreira? Tem cargo novo no mercado: Chefe Global de IA Generativa.

Da automação à autonomia

Inteligência Artificial

Da automação à autonomia

2024 será o ano dos Agentes de IA, que provarão ser mais do que apenas assistentes digitais. Serão catalisadores de transformações em todos os setores e na vida quotidiana.

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

Inteligência Artificial

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

E por que ela deve caminhar lado a lado com a proteção de dados pessoais?

Por Yasodara Cordova *
Tendências de IA a partir de 2024

Inteligência Artificial

Tendências de IA a partir de 2024

A corrida para 2028 já está acelerada. Empresas investem em tecnologias inovadoras, em fase inicial, para ganhar quando estiverem maduras. Aqui estão 29 tendências de IA que agitarão o circuito.