The Shift

A neurodiversidade pode ser um ponto forte nas empresas

A neurodiversidade, portanto, não é algo a ser "consertado", mas entendido e acomodadado, segundo pesquisas

Emma pode reconhecer padrões em códigos complexos. James pode desenvolver várias soluções diferentes quando se depara com problemas complicados. Mas é improvável que ambos encontrem um emprego no qual possam colocar suas habilidades especializadas para funcionar – ou qualquer emprego, na verdade.

Emma tem dislexia. James foi diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Essas condições significam que a comunicação pode ser um desafio, especialmente em uma situação estressante, como uma entrevista de emprego. Eles também podem achar difícil trabalhar em um ambiente de escritório típico com ruído e luzes brilhantes.

Mas muitas vezes os desafios significativos vêm de outras pessoas presumindo que serão menos capazes ou que serão pessoas “difíceis de trabalhar”.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Cerca de 15-20% da população global é formada por “neurodiversos”. Esse termo, cunhado pela socióloga australiana Judy Singer em 1998, transmite a ideia de que as diferenças neurológicas que moldam o modo como as pessoas pensam e interagem são variações naturais do genoma humano. A neurodiversidade, portanto, não é algo a ser “consertado”, mas entendido e acomodado.

Mas, apesar desse entendimento e dos ganhos obtidos de forma mais geral na promoção da diversidade no local de trabalho, os preconceitos mantêm as perspectivas de emprego para indivíduos neurodiversos assustadoramente baixas.

O custo é pessoal – negar aos indivíduos a chance de fazer um trabalho significativo – e também social, enviando os indivíduos para a fila do auxílio-desemprego. Isso também significa que os locais de trabalho estão deixando de se beneficiar de funcionários altamente valiosos e perdendo a oportunidade de se tornarem organizações melhores no processo.

O que a neurodiversidade cobre

A neurodiversidade é muitas vezes referida como uma “deficiência invisível” e cobre uma variedade de condições. As mais comuns são:

Alto desemprego

As capacidades das pessoas neurodivergentes podem variar consideravelmente, desde deficientes físicos até superdotados. Alguns são não-verbais e dependem totalmente de cuidadores. Outros têm habilidades especiais em coisas como reconhecimento de padrões, memória ou matemática.

No entanto, mesmo aqueles com talentos excepcionais têm dificuldade em conseguir e manter um emprego. Embora as estimativas de desemprego sejam imprecisas, elas sugerem que essas condições são as menos aceitas no mundo do trabalho.

Para adultos autistas de 16 a 64 anos, por exemplo, as estatísticas do Reino Unido sugerem que 78% estão desempregados. Esta é a maior taxa de desemprego de qualquer grupo, em comparação com 48% para todas as pessoas com deficiência e 19% para todos os adultos.

Estatísticas australianas colocam a taxa de desemprego para pessoas com autismo em 34%. Isso ainda é mais do que três vezes a taxa de desemprego de 10% para pessoas com deficiência e quase oito vezes a taxa de 4,6% para pessoas sem deficiência.

Apoiando a neurodiversidade no trabalho

Um problema, como Joanna Szulc e seus colegas pesquisadores da Universidade de Huddersfield colocaram, é composto por “práticas de gestão frequentemente negligenciam a relação entre o capital humano acima da média de funcionários neurodivergentes, seu bem-estar subjetivo no local de trabalho e resultados de desempenho”.

Em outras palavras, com a compreensão dos colegas e uma cultura de trabalho flexível, os indivíduos neurodiversos podem atingir seu potencial e serem reconhecidos como funcionários de alto valor.

Um estudo de caso que demonstra isso é da Ernst & Young (EY), que emprega globalmente cerca de 300 mil pessoas.

Em 2016, estabeleceu seu primeiro “Centro de Excelência em Neurodiversidade” como parte de um programa piloto para oferecer empregos a candidatos neurodiversos.

A empresa afirma que “considerou apenas métricas de negócios” na avaliação do programa. Concluiu que os funcionários neurodiversos eram comparáveis ​​aos funcionários neurotípicos em qualidade de trabalho, eficiência e produtividade. O bônus foi que “os funcionários neurodiversos se destacaram em inovação”.

O Departamento de Defesa da Austrália empregou indivíduos autistas de alto desempenho em seu trabalho de segurança cibernética. Seus pontos fortes para este trabalho incluem “um notável olho para os detalhes; precisão e consistência; uma abordagem lógica e analítica para detectar irregularidades; habilidades de correspondência de padrões; e uma alta tolerância para tarefas mentais repetitivas”.

Essas lições estão sendo aprendidas por outros. Em julho, a divisão de computação em nuvem do Google anunciou seu Programa de Carreira para Autismo, que inclui o treinamento de até 500 gerentes “para trabalhar de forma eficaz e empática com candidatos autistas”.

Todos nós variamos naturalmente. Ao compreender e encorajar os indivíduos neurodiversos a se engajarem totalmente na sociedade, todos colheremos as recompensas.

 

Miriam Moeller é palestrante Sênior de Negócios Internacionais na Universidade de Queensland, Austrália

Dana L. Ott é professora de Gestão Internacional da Universidade de Otago, Nova Zelândia

Emily Russo é Industry Fellow na Universidade de Queensland, Austrália

 

Este artigo foi publicado originalmente no site da The Conversation e republicado seguindo as normas de Creative Commons.