"Os LLMs (Large Language Models) sozinhos não resolvem problemas". No palco do SAS Innovate 2024, evento que aconteceu esta semana em Las Vegas, a cientista de dados Marinela Profi, líder global de estratégia de IA do SAS Institute, lembrava que, embora sejam revolucionários, os LLMs não bastam para criar aplicações corporativas de negócios.
Entre os LLMs e os impactos em produtividade e nos resultados de negócios das empresas, está uma teia de tecnologias conectoras, dados, modelos éticos, estruturas de governança e, principalmente, pessoas. Na equação geral, aponta Marinela, a IA Generativa e os grandes modelos de linguagem representam cerca de 20% de toda a cadeia de valor.
Na abertura do evento, Bryan Harris, Vice-Presidente Executivo e CTO do SAS Institute, falou da natureza veloz do aprendizado corporativo: "quando usamos dados + ia para tomar melhores decisões que levam a melhores resultados, a taxa de aprendizado acelera e coloca a empresa à frente da concorrência e à frente do mercado".
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios
Como sair do 'purgatório' da experimentação para resultados reais
São rupturas estruturais que exigem mais das organizações do que a mera adoção de uma nova tecnologia, aponta o novo relatório do MIT em parceria com o BCG.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
