s
É importante não se cobrar tanto e se permitir ter momentos de relaxamento e prazer Crédito: Alicia Zinn/Pexels
PEGA LEVE NA JORNADA!

5 dicas para lidar com as expectativas de um novo ano

É difícil se desconectar quando se tem uma posição mais alta dentro da empresa, mas é fundamental para seu bem-estar e das pessoas próximas

Com a chegada de um novo ano, é comum convivermos com as muitas expectativas para os próximos doze meses. E para quem não teve alguns dias para se desligar no final do ano, ainda há uma sensação de que faltou desconectar.

Como empreendedora, posso afirmar que este sentimento é muito forte, ainda mais em 2021, que foi repleto de desafios. Liderar uma empresa que cresceu mais de 8 vezes durante a pandemia exigiu de mim flexibilidade e o desenvolvimento de novas habilidades.

Ao mesmo tempo que tenho muitas ideias e planos para 2022, também sei que preciso pegar leve e me permitir desligar a mente de tudo o que envolve a esfera do trabalho sempre que possível. E sei que muitos executivos e líderes também se sentem assim, afinal, é difícil se desconectar quando você tem uma posição mais alta dentro da empresa.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Como tudo na vida, acredito que o equilíbrio seja a resposta. É possível fazer um bom planejamento para o ano que já chegou e manter as expectativas lá em cima, mas não é saudável colocar tanto peso nesse momento e se deixar levar pelo ritmo frenético.

A confusão entre CPF e CNPJ

Quem empreende sabe a dificuldade que é separar o CPF do CNPJ. É como se a empresa fosse uma extensão de quem somos como seres humanos e, dessa forma, fica bem mais difícil criar limites saudáveis e encontrar o equilíbrio.

Quando você lidera uma empresa, é como se o tempo todo precisasse estar conectado e atento, pois a qualquer momento alguém pode precisar de você. É uma obrigação silenciosa, que nos mantém em alerta constante.

Por mais que eu ame empreender e ser CEO da Vittude, cada vez mais tenho me dado conta de que essa nuvem nebulosa e confusa entre o meu CPF e o CNPJ da empresa pode ser nociva para mim. E, para fazer o meu trabalho com excelência, preciso me sentir bem, portanto, estabelecer alguns limites é essencial nesse processo.

Líderes: vivam o ano com mais leveza

Empreendedores e executivos que conseguiram lidar com todas as expectativas de fim de ano com leveza com certeza começarão 2022 mais preparados para os desafios e adversidades.

Nessa época, costumo vir para a cidade onde nasci para visitar os meus pais. É um momento de reencontro da família e de recarregar as baterias. Permitir que esse período de descanso e de renovação aconteça pelo menos uma vez a cada doze meses é fundamental para não “pifar”.

É claro que para as lideranças isso é mais difícil, afinal, as responsabilidades são maiores e, de certa forma, sentimos que precisamos estar sempre conectados e atentos. Mas se eu pudesse fazer uma recomendação a estes profissionais, seria essa: não se cobrem tanto e se permitam ter momentos de relaxamento e prazer, pois vocês são humanos. E esses momentos não precisam ficar afeitos apenas ao final de cada ciclo.

Para lidar melhor com todas as transformações, receios e expectativas deste novo período, algumas dicas interessantes:

Tenha em mente tudo o que você conquistou em 2021
Sabe aquela mania que temos de focar só nas perdas e no lado ruim das coisas? Mude essa mentalidade para ter mais energia e positividade neste ano. Se ainda não fez, faça uma lista com tudo de bom que aconteceu, as suas conquistas e os maiores orgulhos ao longo de 2021.

Foque em cultivar seus hobbies
Quantos de nós deixam para trás os hobbies em meio à correria do dia a dia? Aproveite este início de ano para resgatar e reorganizar a sua agenda para encaixar estas atividades na sua rotina de líder.

Separe o planejamento pessoal do profissional
Não coloque tanto peso nesse planejamento, combinado? Saiba separar o universo pessoal do profissional para começar a criar algumas barreiras entre essas duas esferas da sua vida. Nem tudo precisa estar atrelado à carreira.

Quando estiver focado no trabalho, pense no planejamento voltado para a empresa. Mas quando o momento for de lazer e relaxamento, foque em tudo aquilo que deseja para si mesmo, sem necessariamente fazer uma relação entre o seu CPF e o CNPJ da organização.

Cuide daquilo que causa mal-estar e ansiedade
Não ignore o que não te faz bem. É preciso encarar os seus maiores medos para superá-los e ter um ano com muito mais positividade e equilíbrio.

Muita gente tende a colocar as adversidades embaixo do tapete até que se acumulem e virem uma bola de neve. Bom, pode ter certeza de que quanto mais você fizer isso, menos leveza terá no seu dia a dia.

Desconecte-se das redes para relaxar
Para realmente se sentir mais leve é necessário fugir um pouco do excesso de informações e notificações que recebemos o dia todo. Para isso, recomendo dar uma pausa nas redes sociais, e-mail, celular corporativo e notícias quando quiser relaxar de verdade, pois tudo isso causa interrupções constantes e eleva o nível de ansiedade.

Todo novo ano é uma oportunidade…

Por mais que virar um ano seja apenas uma medida de tempo, não podemos negar que é como se, a cada doze meses, tivéssemos a oportunidade de renovar, recriar, renascer. Para alguns, talvez pareça besteira, mas acho que precisamos disso para dar um empurrãozinho nas mudanças que gostaríamos que acontecessem em nossas vidas.

Precisamos disso para, pelo menos a cada doze meses, repensar as nossas escolhas, hábitos e os próximos passos. E isso vale para todos, inclusive para os líderes!

Mais Tatiana Pimenta