s
Crypto Currency Finance Technology. DeFi Speech Bubble Announcement
TENDÊNCIAS

2023, o ano do DeFi 3.0?

Projetos FaaS (Farming as a Service) pedem passagem no universo das finanças descentralizadas

Após a explosão do DeFi no ano passado, todo esse mundo entrou em um período de dormência por conta do inverno cripto. Os montantes de dinheiro alocado (TVL, ou Total Value Locked) e os valores de tokens caíram. Apesar dos reveses, o ecossistema de finanças descentralizadas não parou de inovar.

Nos últimos 12 meses, o DeFi 2.0 cresceu como “protocolo de controle de liquidez”, tentando resolver limitações no DeFi 1.0 (a própria liquidez, mas também escalabilidade, segurança, centralização e acessibilidade de informações) e se consolidou pelas mãos de iniciativas como as plataformas Olympus DAO (OHM), Convex Finance (CVX) e Abracadabra (SPELL). Nem bem o DeFi 2.0 se firmou e o DeFi 3.0, sob a bandeira Farming-as-a-Service (FaaS), começou a pedir passagem, por intermédio da DeFi 3.0 Alliance.

Projetos DeFi 3.0 geralmente contêm palavras como “cross chain” e “multi-chain”. Resolvem o problema de transferências frequentes de recursos entre diversas redes públicas para garantir os melhores resultados. Tarefas como encontrar a melhor plataforma e formular a melhor estratégia são feitas pelo próprio protocolo. A única coisa que os usuários precisam fazer é manter o token.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Tendências

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

Teses cripto para 2024

Tendências

Teses cripto para 2024

Os últimos 12 meses testaram a resiliência da criptoeconomia, pavimentaram a aproximação com as finanças tradicionais, ampliaram as regulações e abriram caminho para a tokenização de ativos

Fronteiras da tecnologia em 2024

Inovação

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

Tendências

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

A tecnologia levou ao mercado de estética diversas opções que garantem a individualidade e personalidade dos pacientes, atendendo a mais questões com maior segurança e eficiência

Por Thalita Herek *
Exigências de consumo em 2024

Tendências

Exigências de consumo em 2024

Cada vez mais os consumidores valorizam marcas que correspondam aos seus valores.