s
Crypto Currency Finance Technology. DeFi Speech Bubble Announcement
TENDÊNCIAS

2023, o ano do DeFi 3.0?

Projetos FaaS (Farming as a Service) pedem passagem no universo das finanças descentralizadas

Após a explosão do DeFi no ano passado, todo esse mundo entrou em um período de dormência por conta do inverno cripto. Os montantes de dinheiro alocado (TVL, ou Total Value Locked) e os valores de tokens caíram. Apesar dos reveses, o ecossistema de finanças descentralizadas não parou de inovar.

Nos últimos 12 meses, o DeFi 2.0 cresceu como “protocolo de controle de liquidez”, tentando resolver limitações no DeFi 1.0 (a própria liquidez, mas também escalabilidade, segurança, centralização e acessibilidade de informações) e se consolidou pelas mãos de iniciativas como as plataformas Olympus DAO (OHM), Convex Finance (CVX) e Abracadabra (SPELL). Nem bem o DeFi 2.0 se firmou e o DeFi 3.0, sob a bandeira Farming-as-a-Service (FaaS), começou a pedir passagem, por intermédio da DeFi 3.0 Alliance.

Projetos DeFi 3.0 geralmente contêm palavras como “cross chain” e “multi-chain”. Resolvem o problema de transferências frequentes de recursos entre diversas redes públicas para garantir os melhores resultados. Tarefas como encontrar a melhor plataforma e formular a melhor estratégia são feitas pelo próprio protocolo. A única coisa que os usuários precisam fazer é manter o token.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Tendências

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

Teses cripto para 2024

Tendências

Teses cripto para 2024

Os últimos 12 meses testaram a resiliência da criptoeconomia, pavimentaram a aproximação com as finanças tradicionais, ampliaram as regulações e abriram caminho para a tokenização de ativos

Fronteiras da tecnologia em 2024

Inovação

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

Tendências

Tecnologia estética é a grande aliada da longevidade

A tecnologia levou ao mercado de estética diversas opções que garantem a individualidade e personalidade dos pacientes, atendendo a mais questões com maior segurança e eficiência

Por Thalita Herek *