s
Crédito: Pixabay

TENDÊNCIAS

Degustação online e diversidade estão entre tendências do mercado de vinho

Os consumidores jovens buscam personalização, mas também esperam acessibilidade e transparência

Por Soraia Yoshida 20/02/2021

A indústria do vinho avança para a digitalização, maior uso de tecnologia e novos mercados. Com a pandemia, os simpósios e encontros têm acontecido majoritariamente de forma virtual para discutir o futuro da indústria. Faz sentido, portanto, que além de experts em terroir, a lista de palestrantes inclua futuristas.

“As coisas mudaram para sempre e a Covid-19 foi a grande aceleradora”, disse Steve Brown, consultor de negócios conhecido como o “futurista careca”, durante sua palestra no Oregon Wine Symposium. Segundo ele, as vinícolas deveriam pensar em mudar sua imagem de “esnobismo” para o que chamou de “desesnobificação”, pois os consumidores mais jovens valorizam inclusão e acessibilidade. “Os consumidores jovens querem menos mistério e mais transparência”, disse.

Inclusão e diversidade, não por acaso, apareceram como os dois grandes temas de conversas no Unified Wine and Grape Symposium, na Califórnia. “Nunca foi tão importante elevar as discussões sobre questões de equidade, diversidade e inclusão”, disse Dan Howard, diretor executivo da Sociedade Americana de Enologia e Viticultura.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Tornar-se verde deveria ser estratégia chave pós-pandemia

Sustentabilidade

Tornar-se verde deveria ser estratégia chave pós-pandemia

A introdução de processos internos mirando a sustentabilidade e contratação de funcionários para promover práticas mais ecológicas pode atrair investimentos

Por Jagannadha Pawan Tamvada e Mili Shrivastava, The Conversation
Subscription Economy: a mudança que não tem volta

Economia Digital

Subscription Economy: a mudança que não tem volta

Para entender como esse modelo de negócio transformou-se em tendência a ponto de ganhar força durante a pandemia

Por Redação The Shift
No vinho está a verdade... e a tecnologia

Inovação

No vinho está a verdade... e a tecnologia

Com uma receita global de US$ 370 bilhões em 2019, a indústria do vinho se prepara para crescer mais, apoiando seu processo de transformação digital em tecnologias disruptivas

Por Redação The Shift