s
Crédito: Pexels Pixabay
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Eficiência dos algoritmos e a Lei de Moore

Já sabemos que a proposição do co-fundador da Intel, Gordon Moore, funciona para circuitos integrados, mas e se funcionar também para o aprendizado de máquina?

A OpenAI está propondo uma nova forma de medir a eficiência dos algoritmos de Machine Learning (ou seja, como eles podem fazer mais com menos). Usando essa medida, eles mostram que a IA está se tornando mais eficiente em um ritmo perverso, capaz até de desafiar a Lei de Moore.

Em 1965, Gordon Moore, co-fundador da Intel, postou em seu artigo seminal que o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada dois anos, o que é conhecido como lei de Moore. Hoje, 50 anos após essa declaração, os processadores da Intel são capazes de oferecer um desempenho de 3500x do que poderia fazer em sua versão de 1965. Não houve nenhuma outra tecnologia que tenha melhorado a esse ritmo.

À medida que os processadores se tornaram mais leves e rápidos, o mundo dos computadores mudou drasticamente. Um subproduto muito importante dessa inovação é a formação da inteligência artificial como um domínio próprio. O avanço algorítmico também melhorou em um ritmo que ressoa o sucesso dos circuitos integrados. No entanto, ainda não falamos sobre algoritmos em termos de eficiência, como fazemos no contexto dos computadores clássicos. As métricas são geralmente medidas através da precisão ou de alguma pontuação.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Finfluencers: Fenômeno dos influenciadores de finanças impacta mercado de investimentos

Tendências

Finfluencers: Fenômeno dos influenciadores de finanças impacta merca...

Estudo da ANBIMA revela crescimento exponencial de influenciadores financeiros, com 225,3 milhões de seguidores e engajamento recorde

Tendências Tecnológicas de 2025: IA, robôs e a revolução dos data centers

Inovação

Tendências Tecnológicas de 2025: IA, robôs e a revolução dos data...

Com bilhões em investimentos, IA Generativa, robôs cuidadores e novos padrões de infraestrutura digital lideram as inovações globais

Voz de IA, o próximo passo

Inteligência Artificial

Voz de IA, o próximo passo

A interface de bate-papo foi só o começo. A IA de Voz em tempo real está prestes a mudar tudo sobre como interagimos com computadores.

Interesse em IA no trabalho diminui: o que está por trás dessa tendência?

Tendências

Interesse em IA no trabalho diminui: o que está por trás dessa tend�...

Pesquisa revela queda na empolgação dos trabalhadores com Inteligência Artificial, enquanto lacuna de habilidades cresce

Estamos atingindo os limites de escala da IA?

Inteligência Artificial

Estamos atingindo os limites de escala da IA?

Modelos gigantescos já não estão entregando mais os melhores resultados. Talvez o próximo avanço em LLMs não venha do dimensionamento por força bruta. E isso pode ser bom.

Transição energética: O que os investidores buscam nesse mercado trilionário

Tendências

Transição energética: O que os investidores buscam nesse mercado tr...

Eficiência energética, renováveis e inovação tecnológica impulsionam a corrida por um futuro sustentável com impacto global