s
Crédito: Charles Deluvio/Unsplash
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Marketing: adeus focus groups, hello machine learning

Em tempos de economia Low Touch, um estudo aponta que o uso de algoritmos de machine learning na análise de reviews em sites de e-commerce pode ajudar as equipes de marketing

Focus groups são uma das práticas de marketing que vão ter que se reinventar nessa nova economia Low Touch. Como encontrar boas ideias, rapidamente, para criar produtos que atendam de forma inovadora as necessidades dos consumidores? Ou, melhor, como saber o que querem os consumidores sem juntar um grupo deles em uma sala fechada?

Uma das respostas pode estar na mineração de dados online em lugares diferentes, e um estudo liderado pelo russo Artem Timoshenko, professor assistente de marketing na Kellogg School of Management, da Northwestern University, aponta um caminho: analisar, com ajuda de algoritmos de machine learning, os reviews e comentários nos sites de e-commerce.

O estudo foi conduzido por Timoshenko e pelo pesquisador John Hauser, da MIT Sloan School of Management, em parceria com a consultoria Applied Marketing Science, Inc. (AMS), com mais de vinte anos de experiência em pesquisa de mercado. O tema da prova de conceito foi escovas de dentes. A AMS tinha um estudo recente com focus groups tradicionais sobre o produto e se animou a entrar no projeto para validar a hipótese.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Os pesquisadores reuniram reviews sobre escovas de dentes publicados na Amazon, somando um relatório de mais de 12 mil palavras, e usaram um algoritmo de machine learning que “limpou” comentários que não teriam qualquer peso na inovação de produto (tipo: “meu filho ama essa escova“). Esse relatório foi então analisado pelos especialistas da AMS usando as mesmas técnicas de review de focus groups.

O resultado é animador: os insights de inovação usando os reviews online foram 97% compatíveis com as 86 ideias identificadas nos focus groups humanos, mas com a vantagem de apresentar 8 novas ideias, um desempenho 10% melhor que o das técnicas tradicionais. Timoshenko publicou o estudo em uma base de conteúdos científicos e o código do algoritmo foi liberado gratuitamente para empresas.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLM autoevoluidos avançam

Inteligência Artificial

LLM autoevoluidos avançam

O próximo passo para as LLMs está se aproximando. Pesquisadores desejam que as LLMs aprendam de maneira autônoma, sem depender da assistência humana.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...