O aclamado documentário AlphaGo – The Movie , da DeepMind, sobre como a IA enfrentou e derrotou o mestre sul-coreano Lee Seedol, provou ser um grande sucesso entre pesquisadores de IA e aficionados do Go. Agora, ele está no YouTube, mais acessível que nunca.
O filme de 90 minutos foi feito em 2017, um ano após o AlphaGo vencer Lee Seedol, e foi exibido naquele ano em festivais de cinema e sessões especiais, ganhando muitos prêmios.
O Go é talvez o jogo de tabuleiro mais difícil de ser aprendido por um computador, por combinar estratégia e raciocínio espacial. Há muito tempo era considerado um grande desafio para a inteligência artificial. Mas após cinco partidas, e contra as expectativas de todos os especialistas, o placar foi AlphaGo 4: Lee Sedol 1. Só que essa não é a história que o filme conta. Em vez disso, concentra-se na derrota da humanidade.
E mesmo tendo aposentado o AlphaGo, a DeepMind tem feito bom proveito das tecnologias que desenvolveu graças ao jogo, desenvolvendo algoritmos avançados em geral que podem um dia ajudar cientistas a superar alguns dos nossos problemas mais complexos, como encontrar novas curas para doenças.
Assista ao documentário Alpha Go – The Movie.
Agentes prometem escala e eficiência, mas expõem limites organizacionais. O diferencial está na capacidade das empresas de gerir IA como rotina operacional.
O que o experimento MoltBook revela sobre o valor econômico, a governança e a liderança em sistemas autônomos.
A economia avança com IA, mas esbarra na qualidade do julgamento humano — um fator ainda ausente das métricas e da governança corporativa.
Pesquisas da PwC e do MIT mostram por que os investimentos em IA avançam mais rápido do que a capacidade das empresas de capturar valor. E por que o problema não é tecnológico, mas estrutural.
A Anthropic aposta em agentes pagos; a OpenAI recorre à publicidade para sustentar a escala do ChatGPT.
Com ativos estratégicos e escala, o Brasil pode liderar ou perpetuar o descompasso regional.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
