s
RH antecipador: dados e IA na construção de liderança de alto impacto (Crédito: Freepik)
LIDERANÇA

RH do futuro: por que antecipar é o segredo para gerar valor e lucro

Estudo global revela: o futuro do RH pertence às equipes que antecipam e conectam talento à estratégia de negócio

Por Soraia Yoshida 04/07/2025

Um profissional de Recursos Humanos responde por quase 150 funcionários. Será que a Inteligência Artificial (IA) vai dar conta de muito mais? E o que estará incluído nesse “dar conta”? Pagamentos, benefícios, arbitrar questões com a gestão? O bode na sala que a IA representa está fazendo com que profissionais de RH, do topo até a base, se questionem se ainda há futuro nessa área.

Sim, se a resposta inclui “agregar valor” e trazer habilidades complexas de resolução de problemas para as organizações. Na jornada de “subir na curva de valor”, como diz o especialista em gestão Brian Heger, “todos precisamos aprender a usar a IA, desenvolver soluções de IA e pensar de forma mais sistêmica sobre como as empresas entram no mercado”. 

O RH vive nesse momento de decisão: ou assume um papel estratégico ou corre o risco de se tornar irrelevante em meio ao avanço da tecnologia e às mudanças nas relações de trabalho, aponta o “HR Insights Report 2025”, da DDI. É o maior estudo global sobre liderança de RH, com respostas de 2.185 profissionais de RH (incluindo 212 CHROs) e 10.796 líderes de 2.014 organizações em mais de 50 países. E talvez seu maior insight seja: o futuro pertence ao RH que antecipa.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Tecnologia sob demanda pesa no caixa

Gestão

Tecnologia sob demanda pesa no caixa

Empresas ampliam investimentos em SaaS, GenAI e cloud para crescer rápido e competir melhor. Mas a Capgemini expõe o paradoxo: gastos descontrolados ameaçam margens e desempenho.

Trabalho híbrido 2.0: quando e como trabalhar?

Tendências

Trabalho híbrido 2.0: quando e como trabalhar?

Em 2025, a discussão sobre o futuro do trabalho muda de lugar: sai do “onde” e entra no “quando”, abrindo espaço para mais IA, microshifting e monitoramento digital.

Otimismo e medo: como os brasileiros veem a IA no trabalho

Inteligência Artificial

Otimismo e medo: como os brasileiros veem a IA no trabalho

Pesquisa mostra que 85% dos trabalhadores acham que a IA vai impactar seus empregos. O Brasil é o mais otimista da América Latina, mas também sente medo de ser substituído

ESG em evolução: menos discurso, mais valor tangível

Tendências

ESG em evolução: menos discurso, mais valor tangível

Apesar da percepção de recuo, o ESG está se transformando. Dados mostram que líderes priorizam o tema e empresas capturam valor com IA, KPIs estratégicos e parcerias de longo prazo

Falta de progresso trava Geração Z e desafia empresas

Carreira

Falta de progresso trava Geração Z e desafia empresas

Jovens da Geração Z estão prontos para mudar de emprego por falta de progresso. Alta ambição, uso intenso de IA e insegurança moldam sua relação com o trabalho

IA precisa de talento para entregar valor: o tripé das novas competências

Liderança

IA precisa de talento para entregar valor: o tripé das novas competê...

Para Thomaz Cortes, da McKinsey, IA só gera valor quando empresas investem em talentos com fundamentos em tecnologia, negócio e conhecimento do setor.