s
ECONOMIA DIGITAL

Fintechs: Mais crédito, mais maturidade

Em 2023, as fintechs brasileiras ganharam mais clientes e emprestaram mais dinheiro

Por Silvia Bassi 09/07/2024

52%. Esse foi o aumento no volume de crédito das fintechs de crédito em 2023 no Brasil, o que representou um total de R$ 21,1 bilhões. Esse volume deve crescer bastante este ano, já que 53% das fintechs planejam investir em Inteligência Artificial nos próximos dois anos, de acordo com a Pesquisa "Fintechs de Crédito Digital 2024", da PwC em parceria com a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD).

Após um ano com queda no crescimento, as fintechs adotaram uma estratégia de crescimento apoiada mais no crescimento orgânico e com uma oferta de novos produtos.

Em 2023, as fintechs cresceram e elevaram seu nível de maturidade. Segundo o relatório:

  • 58% das empresas estão consolidadas, com faturamento anual ou investimento total acima de R$ 20 milhões.
  • 46% já têm a licença do Banco Central para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) ou Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Além disso, 8% estão aguardando a liberação de licenças já solicitadas.
  • 35% das fintechs têm mais de 150 funcionários, um crescimento de quatro pontos percentuais frente a 2022
  • 82% é o aumento no volume de clientes Pessoa Física, que saltou de 25,6 milhões em 2022 para 46,7 milhões no Brasil. No exterior, o aumento foi de 58%.
  • 74% das fintechs estão sediadas no estado de São Paulo.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

HubSpot aposta no Brasil para acelerar adoção de IA em Marketing Digital

Economia Digital

HubSpot aposta no Brasil para acelerar adoção de IA em Marketing Dig...

Com escritório em São Paulo, empresa quer encurtar o ciclo de inovação com clientes brasileiros e expandir o uso de agentes de IA no marketing e nas vendas

O novo consumidor digital: jovem, mobile e cada vez mais fora das economias ricas

Tendências

O novo consumidor digital: jovem, mobile e cada vez mais fora das econ...

Relatório do EBANX mostra que o avanço do e-commerce global está sendo puxado por consumidores de classe média em mercados emergentes , incluindo Brasil

Atendimento ao cliente e IA: o que era custo agora pode gerar receita

Tendências

Atendimento ao cliente e IA: o que era custo agora pode gerar receita

Com automação, hiperpersonalização e atendimento proativo, a IA transforma o customer service em um motor de fidelização e crescimento para as empresas

Geração Alpha aprende consumo e negociação antes da adolescência

Tendências

Geração Alpha aprende consumo e negociação antes da adolescência

Com smartphones, redes sociais e até ferramentas de IA no cotidiano, crianças da Geração Alpha pesquisam produtos, negociam com os pais e já participam ativamente das decisões de compra da família

IA Agêntica pode ampliar em até 70% a capacidade operacional dos bancos

Inteligência Artificial

IA Agêntica pode ampliar em até 70% a capacidade operacional dos ban...

Estudos mostram que agentes de IA podem automatizar crédito, compliance e análise financeira, mas o setor ainda enfrenta barreiras para escalar a tecnologia

O futuro dos pagamentos no Brasil não é escolha. É integração

Tendências

O futuro dos pagamentos no Brasil não é escolha. É integração

Pix supera cartões no e-commerce, parcelamento impulsiona receita, SMEs aceleram via bancos digitais e stablecoins ganham protagonismo cambial.