s
Stephen-Wolfram Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Wolfram e sua nova abordagem para a gravidade quântica

Uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional

Stephen Wolfram é uma figura cult em programação e matemática. Ele é o cérebro por trás do Wolfram Alpha, um site que tenta responder perguntas usando algoritmos para filtrar um enorme banco de dados de informações. Ele também é responsável pelo Mathematica, um sistema de computador usado por cientistas de todo o mundo.

Na semana passada, a Wolfram lançou um novo empreendimento: o Wolfram Physics Project, uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional. A ideia norteadora é que tudo pode ser resumido à aplicação de regras simples a blocos de construção fundamentais.

Podemos pensar nisso como uma coleção de relações abstratas entre elementos abstratos. Ou como um hipergrafo - ou, em casos simples, um gráfico”, como a representação diagramática de uma rede: linhas conectando pontos. As investigações de Wolfram indicam que os hipergráficos complexos podem imitar muitas características do universo, incluindo matéria e energia, além de reproduzir as estruturas e processos físicos descritos pela teoria da relatividade e da mecânica quântica. “Tudo no universo - espaço, matéria, qualquer que seja - deve ser representado por características de nosso hipergrama em evolução”, afirma.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinitos

Inovação

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinito...

Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios

Consumidores querem mobilidade elétrica

Inovação

Consumidores querem mobilidade elétrica

Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.