s
Foto: Shutterstock
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Você está aproveitando ao máximo o seu relacionamento com a IA?

Para obter retornos da IA, organizações precisam de um relacionamento multidimensional com a tecnologia, que passa pelo valor individual do seu uso percebido por cada funcionário

Muitos funcionários usam IA sem perceber - e são beneficiados por ela. A tecnologia os capacita e, consequentemente, também às empresas onde trabalham. Organizações com funcionários que obtêm valor da IA têm seis vezes mais chances de obter resultados financeiros significativos, segundo estudo recente do BCG GAMMA em parceria com o BCG Henderson Institute e o MIT Sloan Management Review. A pesquisa ouviu 1.741 gerentes e 17 executivos.

O uso de IA cria valor para funcionários individuais de três maneiras.

  • Maior competência. Em primeiro lugar, o uso da IA torna muitas pessoas melhores em seu trabalho, fornecendo-lhes insights mais nítidos e informações mais detalhadas e granulares. Ele permite que os funcionários tomem melhores decisões, aprofundem sua compreensão de seu trabalho e explorem oportunidades de negócios.
  • Maior autonomia. O uso da IA geralmente oferece mais autonomia aos indivíduos, fornecendo orientação e capacitando os funcionários a tomar suas próprias decisões com base nas recomendações da IA - e sem o apoio direto de um gerente.
  • Relações mais fortes. O uso da IA pode ajudar os indivíduos a aprofundar relacionamentos com colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios e outras partes interessadas. Em muitos casos, as equipes interagem ao implantar a solução de IA, levando a relacionamentos aprimorados. Em outros casos, o uso da IA melhora os processos e cria um ambiente de trabalho melhor.

Em resumo, a IA pode ajudar os indivíduos a se sentirem mais competentes em suas funções, mais autônomos em suas ações e mais conectados ao trabalho, colegas, parceiros e clientes. Mais: 64% dos entrevistados obtêm pessoalmente pelo menos um valor moderado do uso da IA. Esses trabalhadores têm 3,4 vezes mais chances de estarem mais satisfeitos em seus empregos.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Desafio de tornar a Inteligência Artificial confiável é imperativo para os negócios

Inteligência Artificial

Desafio de tornar a Inteligência Artificial confiável é imperativo...

As pessoas não estão dispostas a aceitar tecnologias a menos que possam exercer mais controle sobre seus resultados

Por Cristina De Luca
IA Explicável também precisa ser ética

Inteligência Artificial

IA Explicável também precisa ser ética

Quanto mais deixamos a IA seguir por esse caminho pouco transparente, maior a probabilidade de chegarmos a lugares que não desejamos - e de onde talvez não tenhamos volta

Por Redação The Shift
IA Responsável: um caminho a percorrer

Inteligência Artificial

IA Responsável: um caminho a percorrer

Novas pesquisas mostram que, embora os líderes concordem que a IA responsável deve ser uma preocupação da alta administração, poucos priorizaram essas iniciativas. Por onde começar?

A sua empresa é alimentada por IA?

Inteligência Artificial

A sua empresa é alimentada por IA?

O que falta para chegar lá? Pesquisa da Deloitte aponta os caminhos

Conversas indispensáveis sobre ética e IA

Inteligência Artificial

Conversas indispensáveis sobre ética e IA

Sem que essas conversas aconteçam, será difícil passar das preocupações abstratas para os planos acionáveis

Os algoritmos e o barulho das nossas decisões

Inteligência Artificial

Os algoritmos e o barulho das nossas decisões

Como fazer com que a tomada de decisões estejam menos sujeitas ao fator humano? Eliminando ruídos e vieses, defendem Daniel Kahneman e Virginia Dignum

Por Cristina De Luca