s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A sua empresa é alimentada por IA?

O que falta para chegar lá? Pesquisa da Deloitte aponta os caminhos

É incontestávelque avançamos em direção a um futuro alimentado por IA. Durante a pandemia, os esforços de digitalização levaram muitas empresas a adotar soluções baseadas na tecnologia para enfrentar desafios administrativos e de atendimento ao cliente. Estudo da PwC descobriu que 52% das empresas aceleraram seus planos de adoção da IA, com projeções de gastos globais em sistemas de IA saltarem de US$ 85,3 bilhões em 2021 para mais de US$ 204 bilhões em 2025, de acordo com o IDC.

Embora poucas organizações possam afirmar serem totalmente alimentadas por IA, uma porcentagem significativa e crescente está começando a exibir os comportamentos que podem levá-las até lá, segundo a recém-divulgada pesquisa "State of AI in the Enterprise", da Deloitte. A consultoria define organizações alimentadas por IA como aquelas que aproveitam os dados como um ativo e escalam a IA centrada no ser humano em todos os processos centrais de negócio. Usam a tomada de decisões rápida e baseada em dados para aprimorar as experiências dos clientes (CX) e da força de trabalho (EX). E estabelecem novos modelos operacionais e processos que impulsionam a qualidade, a inovação e a criação de valor sustentáveis.

Os resultados da pesquisa revelamque mais de um quarto dos entrevistados têm mais de cinco aplicações de IA em uso nas suas organizações. Razão dos autores do estudo afirmarem taxativamente que estamos passando da IA difusa para a IA transformacional, e nos aproximando rapidamente do dia em que a IA vai orientar, de forma independente e confiável, a criatividade e as estratégias corporativas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Inteligência Artificial

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Apesar do uso pessoal elevado, o uso de IA dentro das empresas estagnou em 51%. Estudo global do BCG mostra que treinamento, ferramentas e apoio da liderança são cruciais para capturar valor e reduzir o medo da substituição por máquina...

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Inteligência Artificial

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Se você está tentando descobrir como tornar a IA uma parte essencial do DNA da sua empresa, em vez de apenas mais uma iniciativa tecnológica, esta conversa oferece um modelo viável.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Inteligência Artificial

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Em meio a tantas promessas e exageros sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer, o índice da OCDE é ferramenta valiosa para a tomada de decisões informada, separando o hype da realidade.

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Inteligência Artificial

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Agentes de IA já dividem tarefas com humanos e exigem novas estruturas de trabalho, gestão e confiança nas organizações