s
INOVAÇÃO

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Inovação NÃO é invenção. Muitas pessoas confundem ou alinham os dois conceitos. A invenção geralmente requer uma compreensão profunda de um assunto específico ou de assuntos relacionados e resulta em insights profundos, novos e originais. Por outro lado, a inovação requer uma compreensão profunda dos comportamentos individuais e/ou grupais, que podem ou não ser alterados pelas invenções. Para que uma invenção se torne uma inovação, o comportamento de alguém deve mudar em relação a essa invenção, explica Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", publicado em novembro de 2023.

Segundo ele, no cerne da diferença está uma compreensão profunda da demanda, outro conceito pouco estudado quando se discute inovação. Muitas inovações falham ou demoram muito para se manifestar devido a essa falta de compreensão. Além disso, quando vista através da lente da demanda, a inovação enquadra-se em três categorias:

  • Inovação Informativa — Ocorre quando se aprimora um negócio, visando a uma maior consolidação ou penetração em um mercado existente. É mais frequente e requer apenas uma pequena reformulação dos modelos de negócios ou da estratégia de entrada no mercado. Exemplos simples: melhoria contínua das câmeras dos telefones celulares ou aumento da largura de banda das redes e/ou Wi-Fi.
  • Inovação Transformadora — Provocada pelo mercado, que obriga mudanças no produto ou serviço para continuar atendendo às novas necessidades dos consumidores. De muitas maneiras, esse pode ser o tipo mais difícil de inovação, pois você não só precisa descobrir como voltar a se diferenciar, como também a superar a resistência interna à mudança. Compreender as mudanças na demanda em profundidade pode ser crucial para superar as resistências naturais e mudar a organização da maneira certa.
  • Inovação Formativa — Identificada por Sabbah como "a terra das explorações totalmente novas". É aqui que as inovações podem redefinir todo um espaço. Leva a novas linhas de negócios que aproveitam os pontos fortes de uma empresa para atender demandas que antes não eram reconhecidas. "Estamos passando por isso agora com o aprendizado de máquina e a IA Generativa", diz ele. "É um conjunto de ferramentas totalmente novo que parece estar remodelando como realizamos muitas tarefas", explica.

Em resumo, a inovação leva a melhorias incrementais, transformações da empresa e novos negócios. Muitas lideranças empresariais experimentarão certamente a necessidade de promover melhorias e transformações. Poucas experimentarão a criação de um novo modelo de negócio, o maior dos desafios de demanda. Independente disso, todas as lideranças precisarão de uma abordagem sistêmica para pensar sobre inovação e demanda.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".

Dinheiro (low carbon) ao mar

Inovação

Dinheiro (low carbon) ao mar

O transporte marítimo de cargas corre para cortar sua pegada de gases de efeito estufa. Com as novas medidas em vigor, aumentam os investimentos em startups de tecnologia marítima