s
INOVAÇÃO

Economia Espacial: China pode estragar a festa de Musk

As empresas chinesas estão entrando em conflito o Elon Musk com lançamento de satélites de baixa órbita e missões tripuladas.

Por Soraia Yoshida 12/09/2024

Em breve, uma em cada 15 estrelas que pudermos ver no céu será um satélite em movimento. Há uma semana, a chinesa Geespace lançou dez satélites de baixa órbita terrestre (LEO), o terceiro lote de seu projeto para formar uma megaconstelação e fazer frente à Starlink, da norte-americana SpaceX.

Não é a única com esse objetivo. A Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST) possui atualmente 18 satélites em órbita. Seu projeto Qianfan – "milhares de velas", em chinês –, conhecido também como Spacesail ou G60, pretende construir uma rede de quase 14 mil satélites no espaço. Tudo bem que comparado aos 5,7 mil satélites da Starlink, de uma rede que pode chegar a 42 mil satélites, incluindo várias camadas em órbita terrestre baixa, é pouco. Mas a SSST também sonha alto e nesse momento, isso conta muito.

A China é a segunda potência mais ativa no espaço. Seguindo a orientação do presidente Xi Jinping: "Explorar o vasto cosmos, desenvolver o setor espacial e transformar a China em uma potência espacial". As redes de satélites poderiam oferecer conectividade global, conexões móveis diretas, levar conexão para áreas rurais, apoiar o comércio eletrônico e reforçar a segurança nacional do país.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

Inteligência Artificial

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.

Empreender é um ato político, e as mulheres estão na linha de frente

Diversidade

Empreender é um ato político, e as mulheres estão na linha de frent...

Promover o empreendedorismo feminino é, mais do que uma agenda de equidade de gênero, uma estratégia de impacto coletivo, escreve Rebecca Fischer, cofundadora da fintech brasileira Divibank

Por *Rebecca Fischer - especial para The Shift
Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do Brasil

Inovação

Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do B...

Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.

Venture factory: o modelo que faz empresas criarem negócios como startups

Inovação

Venture factory: o modelo que faz empresas criarem negócios como star...

Mais da metade dos CEOs aposta na criação de novos negócios como motor de crescimento. O modelo de venture factory oferece velocidade, escalabilidade e eficiência para transformar ideias em negócios lucrativos — e pode gerar até 12...

Brasil sente retração, mas IA abre caminho para hubs de startups como Recife e Florianópolis

Inovação

Brasil sente retração, mas IA abre caminho para hubs de startups com...

O valor global dos ecossistemas de startups caiu 31% desde 2024. Para o Brasil, a adoção de IA, fortalecimento do capital local e foco em inovação aplicada são caminhos para evitar ficar para trás, segundo o Global Startup Ecosystem R...

Inovação interrompida: por que congelar é um erro estratégico

Inovação

Inovação interrompida: por que congelar é um erro estratégico

Quando a inovação para, o futuro trava. Veja como as empresas podem crescer, mesmo com orçamentos apertados, sem abrir mão do novo