Inovação NÃO é invenção. Muitas pessoas confundem ou alinham os dois conceitos. A invenção geralmente requer uma compreensão profunda de um assunto específico ou de assuntos relacionados e resulta em insights profundos, novos e originais. Por outro lado, a inovação requer uma compreensão profunda dos comportamentos individuais e/ou grupais, que podem ou não ser alterados pelas invenções. Para que uma invenção se torne uma inovação, o comportamento de alguém deve mudar em relação a essa invenção, explica Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", publicado em novembro de 2023.
Segundo ele, no cerne da diferença está uma compreensão profunda da demanda, outro conceito pouco estudado quando se discute inovação. Muitas inovações falham ou demoram muito para se manifestar devido a essa falta de compreensão. Além disso, quando vista através da lente da demanda, a inovação enquadra-se em três categorias:
Em resumo, a inovação leva a melhorias incrementais, transformações da empresa e novos negócios. Muitas lideranças empresariais experimentarão certamente a necessidade de promover melhorias e transformações. Poucas experimentarão a criação de um novo modelo de negócio, o maior dos desafios de demanda. Independente disso, todas as lideranças precisarão de uma abordagem sistêmica para pensar sobre inovação e demanda.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios
Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.
Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
