s
PRODUTIVIDADE

Indústria 4.0 no Brasil prioriza produtividade e sustentabilidade

Adoção de tecnologias da Indústria 4.0 está atrasada no Brasil, com apenas 40% das empresas com as competências necessárias

Por João Ortega 25/05/2021

Na economia digital, empresas reinventam produtos, serviços e modelos de negócio em redes complexas de colaboração e concorrência. Por trás dos ecossistemas digitais, estão tecnologias habilitadoras, cuja aplicação correta impulsiona produtividade e melhora a experiência dos consumidores. E, cada vez mais, a transformação digital dos negócios tem como prioridade a sustentabilidade empresarial.

A conexão entre todos estes temas é debatida no e-book “Negócios e Transformação Digital”, elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Cgee (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), Stefanini, TecBan e TOTVS. O material é a segunda parte do estudo As 100 questões mais relevantes sobre a economia que move as organizações e países, dividido em sete livros. O primeiro, lançado em abril, fala sobre a relação entre a geopolítica e a transformação digital.

A The Shift conversou com o professor Carlos Arruda, Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, sobre o lançamento. Na visão do especialista, a colaboração do ecossistema de tecnologia, tanto a nível nacional quanto internacional, está tornando as empresas brasileiras mais produtivas e sustentáveis - sem a necessidade de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “As empresas usuárias de tecnologia não precisam investir em P&D, mas sim colaborar com empresas brasileiras e estrangeiras desenvolvedoras de aplicações de novas tecnologias digitais”, explica Arruda.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Nem sempre a IA funciona. Por que?

Inteligência Artificial

Nem sempre a IA funciona. Por que?

É possível resumir o que a inteligência de máquina faz muito bem com três Ps: padrões, probabilidades e performance. O problema é a falta de compreensão das características básicas do problema de negócios.

O desafio laboral da realidade virtual

Gestão

O desafio laboral da realidade virtual

Pesquisadores mapeiam desconfortos físicos e psicológicos que, hoje, impedem a produtividade neste ambiente. Frustração, fadiga visual, enxaqueca, náusea e ansiedade são citados.

O que fazer quando você tem muitas ideias mas nunca termina nada?

Produtividade

O que fazer quando você tem muitas ideias mas nunca termina nada?

O que você faz quando está sobrecarregado com muitas ideias? Você os abandona ou termina o que começou?

Trabalho: falta de engajamento pode levar a perdas de US$ 7,8 trilhões

Mercado

Trabalho: falta de engajamento pode levar a perdas de US$ 7,8 trilhõe...

Estresse, raiva, preocupações e infelicidade no trabalho são principais causas de queda de produtividade

O ranking para melhorar a relação entre startups e corporações

Inovação

O ranking para melhorar a relação entre startups e corporações

Com o ranking de Melhores Corporações para o Ecossistema Brasileiro de Startups, a The Bakery quer identificar as melhores práticas do mercado.

Estar na nuvem é cada vez mais estratégico

Tendências

Estar na nuvem é cada vez mais estratégico

Governos e empresas precisam considerar o valor da nuvem na reformulação da economia para o digital