s
Crédito: Pixabay
ECONOMIA DIGITAL

Transformação digital: 65% do PIB global digitalizados até 2022

Os investimentos devem se aproximar de US$ 6,8 trilhões à medida que as companhias fazem a transição

Apesar da pandemia – e muito provavelmente por causa dela também – o investimento em transformação digital direta (DX) está subindo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,5% de 2020 a 2023, de acordo com previsão de especialistas do IDC. À medida que as companhias fazem a transição em escala digital, os investimentos devem se aproximar de US$ 6,8 trilhões.

O relatório mostra que a economia caminha inefavelmente para a digitalização – sem volta, meus amigos. Os investimentos em DX seguem acelerados e a previsão é que até 2022, 65% do PIB global sejam digitalizados.

A partir das discussões durante o IDC FutureScape, os analistas trazem outras nove previsões para o cenário de transformação digital:

  • Estruturas e roadmaps de organização digital maduros. Em 2023, 75% das organizações terão roteiros abrangentes de implementação de transformação digital (DX), frente a 27% hoje. Isso vai resultar em uma verdadeira transformação em todas as facetas dos negócios e da sociedade.
  • Sistemas de gestão digital maduros. Em 2023, 60% dos líderes nas organizações do G2000 terão mudado sua abordagem de gerenciamento de processos para resultados, estabelecendo modelos operacionais mais ágeis, inovadores e empáticos.
  • A ascensão da plataforma digital e dos ecossistemas estendidos. Em 2025, 75% dos líderes de negócios aproveitarão as plataformas digitais e os recursos do ecossistema para adaptar suas cadeias de valor para novos mercados, setores e ecossistemas.
  • Uma abordagem digital first. Embora o "digital em primeiro lugar" prevaleça em todas as experiências, 60% das empresas investirão pesadamente na digitalização da experiência dos funcionários em 2021, transformando a relação entre empregadores e funcionários.
  • Reinvenção do modelo de negócios. Em 2021, pelo menos 30% das organizações irão acelerar a inovação para apoiar a reinvenção do modelo operacional e de negócios, programas de transformação acelerada para preparar seus negócios para o futuro.
  • Sustentabilidade e DX. Em 2022, a maioria das empresas perceberá que há mais valor combinando digital e sustentabilidade, dando origem a projetos orientados digitalmente e sustentáveis ​​como padrão.
  • Culturas digitalmente nativas. Para prosperar na economia da supremacia digital, 50% das empresas irão implementar a cultura organizacional otimizada para DX em 2025, com base no cliente no centro do negócio e orientada por dados.
  • Acelerando as experiências digitais. Em 2022, 70% de todas as organizações terão acelerado o uso de tecnologias digitais, transformando os processos de negócios existentes para impulsionar o envolvimento do cliente, a produtividade dos funcionários e a resiliência dos negócios.
  • Plataformas de inovação de negócios. Em 2023, 60% das empresas do G2000 construirão sua própria plataforma de inovação de negócios para apoiar a inovação e o crescimento no novo normal.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Guia para Economia Digital: 6 Ds da Disrupção Tecnológica

Economia Digital

Guia para Economia Digital: 6 Ds da Disrupção Tecnológica

Partindo do conceito de Peter Diamandis, as empresas podem planejar em que ponto seus negócios vão passar pela ruptura e avançar em novas direções

Por Vanessa Bates Ramirez, Singularity Hub
Sua empresa sabe falar a linguagem dos dados?

Transformação Digital

Sua empresa sabe falar a linguagem dos dados?

As empresas precisam investir em alfabetização de dados e exercitar suas habilidades a partir da análise que fazem dos dados

Por Cristina De Luca
Tendências para o e-commerce pós-Covid

Transformação Digital

Tendências para o e-commerce pós-Covid

Muita coisa mudou no comércio eletrônico desde o início da pandemia. Confira cinco áreas que serão impactadas devido à mudança nos comportamentos de compra

Por Redação The Shift