s
DATA CAP É O NOVO MARKET CAP

Quanto valem seus dados? É a ontologia que vai dizer

Entenda a tecnologia que viabiliza o processo de precificação de dados com base na sua relevância e no contexto no qual podem ser inseridos

Já ouviu falar em ontologia? Não… não tem nada a ver com pássaros (ornitologia), nem mesmo com dentistas (odontologia). Ontologia é o estudo das propriedades mais gerais do ser. A identidade é um conceito ontológico. A propriedade e as relações, outros. Na Ciência da Computação, ontologia é uma linguagem específica com a qual é possível transformar informações em afirmações.  No ecossistema de dados, portanto, é utilizada como mecanismo para padronizar a comunicação entre eles e ajudar a definir o valor do dado. Calma lá que não é tão complicado assim... Vou explicar!

Em artigos anteriores por aqui comentamos sobre algumas palavras importantes para entender o funcionamento da monetização de dados: privacidade, propriedade, hosting e custódia. Agora, o assunto é  como precificar esses dados. E esse é o papel da ontologia.

No contexto da tecnologia e da Ciência da Computação, as ontologias são utilizadas como uma forma de expressão do conhecimento, criando uma documentação legível tanto para máquinas como humanos.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Mais Fernando Teles