Na disputa das tecnologias emergentes, quem tem patente é rei. Os Estados Unidos são líderes globais em patentes de IA concedidas, mas a China lidera em publicações e pedidos para patentes, de acordo com o “2025 AI Index Report”. O recente levantamento da Nexus mostra que o Brasil está se movendo, ainda que lentamente, rumo à posição de protagonismo na era da IA.
O estudo “Inteligência Artificial: a corrida pelo registro de patentes no Brasil”, elaborado a partir de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), aponta que entre janeiro de 2019 e dezembro de 2024, foram feitos 264 depósitos de patentes relacionados à Inteligência Artificial no Brasil. Desse total, apenas 8 pedidos – ou 3% – foram efetivamente concedidos. Isso revela um gargalo no processo de análise, que hoje leva, em média, 2 anos, 11 meses e 10 dias. A meta do INPI é reduzir esse tempo para 2 anos até 2026.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Reservas estratégicas e capacidade científica colocam o Brasil no radar das cadeias globais de energia limpa e tecnologia.
Porque a Inteligência Artificial deixou de ser tecnologia. Tornou-se infraestrutura — e, portanto, política econômica.
O Nobel 2025 consagra um mundo onde a inovação da academia migra cada vez mais rápido para a economia real. Agora, ela é física, química e biológica — e cada molécula é um mercado em potencial.
A IA está mudando o mercado de software. Empresas nativas de IA crescem até três vezes mais rápido que as de SaaS tradicional, com um diferencial: retorno rápido de valor para o cliente.
Muitas organizações têm dificuldade em transformar a IA Agêntica em ROI. Desafios estruturais como governança, déficit técnico, custo e confiança ainda limitam o impacto desejado
O funil do Corporate Venture Capital segue frágil no Brasil e as empresas precisam escolher onde gerar valor.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso