s
360°

Os desafios das agtechs: da conexão à capacitação

Cerca de 40% dos produtores disseram que vêm usando novas tecnologias como canal para a compra e venda de insumos e da produção, mas ainda falta avançar

Por Marina Hortélio 09/12/2020

Por mais que o agronegócio tenha um peso no Produto Interno Bruto (PIB), com praticamente um terço, e que represente 40% das exportações do país, o setor ainda enfrenta desafios que são uma herança da desigualdade brasileira. Ao mesmo tempo em que algumas cidades e estados contam com tecnologias de ponta, no meio rural falta infraestrutura de conectividade e conhecimento sobre as tecnologias.

Uma pesquisa da Embrapa, Sebrae e Inpe divulgada em agosto apontou que 61,4% dos produtores rurais afirmaram que a ausência de infraestrutura de conectividade nas áreas rurais é o principal entrave para o desenvolvimento da agricultura digital. Ainda assim, 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.  O levantamento foi feito com mais de 750 produtores rurais, empresas e prestadores de serviço em todos os estados, mais o Distrito Federal (DF).

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine