s
360°

Agtechs inovam cenário do campo e trazem tendências

As startups oferecem soluções para gestão, previsão de chuvas, geolocalização, melhoramento de espécies, marketplaces e mais serviços para o agronegócio

Por Marina Hortélio 09/12/2020

Não dá para dizer que não há tecnologia no campo. Neste ano, a Embrapa publicou o estudo “Agricultura Digital no Brasil: tendências, desafios e oportunidades”, realizado com base nos resultados de uma pesquisa online. De todos os 586 agricultores que responderam ao questionário, 84,1% afirmaram utilizar pelo menos uma tecnologia digital no processo produtivo, mesmo que os investimentos nessas soluções sejam considerados caros para 67% dos respondentes. Pelo menos 40% dos produtores estão usando as novas tecnologias como canal para compra e venda de insumos e da produção. E cerca de um terço utiliza soluções digitais para mapear a lavoura e prever riscos climáticos.

Essa tecnologia é levada, em grande parte, por uma série de startups. Há soluções para gestão, previsão de chuvas, geolocalização, melhoramento de espécies. A chegada de marketplaces também vem mudando o perfil do agronegócio e torna o processo mais inclusivo para pequenos e médios produtores.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine