s
Imagem: OpenAI
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Operator: OpenAI lança IA autônoma para navegação e tarefas online

O futuro da IA no controle de navegadores já chegou, mas há desafios e riscos a serem enfrentados, dizem analistas

Em meio a todo o barulho provocado pela DeepSeek AI, a OpenAI deu um passo adiante em direção a agentes totalmente autônomos com o lançamento do Operator, capaz de assumir o controle do seu navegador da web e executar tarefas para você – desde reservar voos e fazer pedidos de compras até gerenciar reservas de hotel e preencher formulários na Internet.

Analistas que já puseram as mãos no Operator dizem que ele oferece uma prévia de como a IA mudará completamente a forma como interagimos com sites. Vedant Misra, pesquisador do Google DeepMind, diz que o Operator acertou em cheio em suas solicitações de teste e que o público em geral provavelmente não consegue entender a grandeza que isso representa.

Outros veem o caminho à frente sendo muito mais longo – e complicado – do que o esperado. É o caso de Andrej Karpathy, que liderou a pesquisa inicial de controle de navegador da OpenAI (apelidada de “World of Bits”) em 2017. “Há uma enorme quantidade de trabalho em todos os níveis para que isso realmente funcione, mas deve funcionar”, disse. Segundo ele, os recursos do Operator são impressionantes para uma tecnologia de nível 2025, mas ainda está em modo de pré-visualização – e há muito caminho pela frente antes de vermos produtos semelhantes funcionando perfeitamente na web.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.

GPT-5: evolução, não revolução

Inteligência Artificial

GPT-5: evolução, não revolução

Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.

Memória, a próxima revolução da IA

Inteligência Artificial

Memória, a próxima revolução da IA

Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.

Um em cada seis ataques usa IA; phishing gerado por IA domina violações

Inteligência Artificial

Um em cada seis ataques usa IA; phishing gerado por IA domina violaç�...

Deepfakes e phishing por IA estão entre os principais vetores. Violação com IA encurta tempo e amplia escala de ataque

Como a IA corta custos e cria riscos nas violações de dados no Brasil

Inteligência Artificial

Como a IA corta custos e cria riscos nas violações de dados no Brasi...

Relatório da IBM mostra que o custo médio é de R$ 7,19 milhões por violação. Mais de 60% das empresas não têm política de uso e uma em cada 6 violações usam IA para atacar organizações

Seu board pessoal com IA: passo a passo para começar agora

Inteligência Artificial

Seu board pessoal com IA: passo a passo para começar agora

Crie um conselho consultivo com personas geradas por IA para tomar decisões mais estratégicas, com clareza sob demanda e diversidade de pensamento