s
INOVAÇÃO

Onde mora o espírito inovador?

O que faz uma região geográfica ser mais inovadora que outras? Pelo menos 13 fatores impactam, segundo um estudo que mapeou o potencial de 182 regiões em 6 países da América Latina

As economias regionais precisam de estratégias de inovação robustas para prosperar no mercado global ferozmente competitivo. Na América Latina, algumas regiões — como São Paulo e Cidade do México - possuem características que os credenciam a desenvolver essas estratégias de inovação robustas, afirma o Índice de Competitividade da Inovação Subnacional da América Latina, elaborado pela Information Technology and Innovation Foundation (ITIF), em parceria com uma Aliança Global de Políticas de Comércio e Inovação (GTIPA).

Os pesquisadores analisaram 13 indicadores determinantes para o sucesso dos ecossistemas de inovação, agrupados em três categorias:

  • Economia do conhecimento — que inclui imigração de trabalhadores do conhecimento; emprego em áreas técnicas e atividades científicas (PTS); e produtividade do setor manufatureiro.
  • Globalização — que inclui investimento estrangeiro direto e exportações de alta tecnologia.
  • Capacidade de inovação — que inclui disponibilidade de banda larga, despesas em P&D, pessoal de P&D, patentes, criação de empresas, descarbonização e investimento em capital de risco.

E comparamos 182 regiões, em 6 países: Peru (24 departamentos), Brasil (27 regiões), Chile (16 regiões), México (32 estados), Colômbia (33 departamentos) e os Estados Unidos (50 estados).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinitos

Inovação

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinito...

Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios

Consumidores querem mobilidade elétrica

Inovação

Consumidores querem mobilidade elétrica

Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.