s
TENDÊNCIAS

O skeuomorphism sobrevive na Web3

Declarado morto com o surgimento do flat design, o skeumorphic design segue firme e forte no metaverso. Resta saber até quando...

Por que todas as lojas em Decentraland têm fileiras organizadas de trilhos com cabides e vestiários com cortinas? Por que a exposição Kaws em Fortnite aconteceu em um prédio com telhado e molduras penduradas nas paredes? Por que, em um universo sem limites, sem gravidade e movido apenas pela imaginação sem limites de seus criadores, as coisas, produtos e experiências são exatamente como são no mundo físico?

Skeuomorphs nos cercam desde o surgimento das primeiras interfaces gráficas. E já nos cercavam antes, nas velas elétricas piscando nos restaurantes. Nas mesas de plástico, modeladas para parecerem de madeira. Enfim... sempre que o design imita o objeto real que deseja representar. Quando encontramos novas tecnologias, tendemos a literalmente copiar e colar a experiência do usuário, seus modelos mentais de como as coisas funcionam no mundo que conhecemos.

Nas interfaces do usuário e no design da Web, o skeuomorphism tenta criar efeitos tridimensionais (3-D) em uma superfície 2-D (plana). O ícone na tela de um smartphone representando a função do telefone, por exemplo, é projetado para se parecer tanto quanto possível com um telefone (ou aparelho), geralmente com sombreamento, realces e algum grau de detalhe. Um botão pode parecer elevado até ser clicado e, em seguida, abaixar como se tivesse sido pressionado fisicamente. Já skeuomorphs não visuais incluem o som virada de página em um eBook, o de uma gravação terminando no final de um CD ou o obturador de uma câmera.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Novas tecnologias para o varejo

Tendências

Novas tecnologias para o varejo

Inteligência Artificial, IOT e etiquetas digitais são algumas das novas tecnologias para o varejo no futuro.

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Tendências

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Da IA Generativa à Computação de Borda, passando pelas Tecnologias Quânticas e pelo Futuro da Bioengenharia, veja quais são as tendências tecnológicas capazes de trazer mais valor para as empresas

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.