s
O SHIFT DA QUESTÃO

O que esperar do Open Finance?

Muito além de mudanças regulatórias, estamos diante de uma transformação que abrirá um mundo de oportunidades para e em parceria com o setor financeiro

No Brasil, a implementação do Open Finance surge como parte da agenda BC+, um esforço do Banco Central para descentralizar o sistema financeiro. A ideia central é que o cliente do sistema financeiro seja dono de seus próprios dados e não a instituição na qual ele possui uma conta.

Os primeiros passos dessa jornada já foram dados. Segundo informações da Febraban, já são feitas, hoje, cinquenta milhões de chamadas de API por semana. Cada chamada movimentando milhares de dados. Aproximadamente cinco milhões de clientes únicos já deram consentimento para compartilhamento de dados entre das instituições participantes. Portanto, o Open Finance no Brasil já é uma realidade.

Mas há ainda muito trabalho pela frente para viabilizar a visão do Banco Central e deslocar a competição entre bancos de produto para canal.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O que é CRISPR?

Tendências

O que é CRISPR?

A resposta simples? Uma tecnologia usada para editar genes e mudar o mundo! O CRISPR tem "impacto revolucionário nas ciências da vida", segundo o comitê do Prêmio Nobel, que concedeu às pesquisadoras o Nobel de Química, em 2020

O que são gêmeos digitais?

O Shift da Questão

O que são gêmeos digitais?

Réplicas virtuais de sistemas físicos que podem modelar, simular, monitorar, analisar e otimizar constantemente o mundo físico, e estão no centro da inovação nessa era digital

Por Cristina De Luca, Marina Hortélio e Rosane Serro

Entrevista

"Tudo que fazemos em inovação é para a agenda de sustentabilidade"

Com o lançamento de um fundo de corporate venture capital de US$ 70 milhões, a Suzano sai em busca das Deep Techs para acelerar sua estratégia de "inovabilidade", explica Julio Ramundo.

Nem todo verde é green

Sustentabilidade

Nem todo verde é green

Autoridades de vários países aumentam o cerco contra o greenwashing. O Brasil segue sem um arcabouço regulatório satisfatório que mapeie todo o ciclo do processo, contando apenas com medidas isoladas.

Hora de desconfiar de tudo e todos

Tendências

Hora de desconfiar de tudo e todos

Os deepfakes criam um campo de distorção da realidade que ameaça adversamente a política, os negócios e a percepção da história e podem até serem usados ​​em aplicações militares. Acione seus radares.

Como queremos que os robôs sejam?

Robótica

Como queremos que os robôs sejam?

Isaac Asimov já estava impaciente. As pesquisas a respeito da interação homem-máquina avançam e estamos passamos do estágio da automação para o de autonomia. Mas como lidar com essa complexidade?