s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

NeuroAI, a próxima fronteira

Ela está ajudando os neurocientistas a tornar os modelos cerebrais in silico mais precisos. Em breve, será possível baixar e usar modelos sensoriais, sob demanda, na saúde, na publicidade, etc.

A Neurociência e a IA têm uma parceria história. Os pioneiros da IA olharam para os princípios da organização do cérebro como inspiração para fazer máquinas inteligentes. Agora, a IA está ajudando os neurocientistas a entender sua própria fonte de inspiração, o cérebro humano, através da NeuroAI. Ela está ajudando os nerocientistas a lidar com questões sobre o funcionamento do cérebro construindo modelos de sistemas neurológicos em computadores.

Ao longo da próxima década, eles acreditam que será  possível tornar os modelos cerebrais in silico cada vez mais precisos. Como resultado, será possível baixar e usar modelos sensoriais, sob demanda, com a mesma conveniência com que fazemos reconhecimento de objetos ou processamento de linguagem natural.  Para o quê?

Os neurocientistas veem muitas aplicações práticas da NeuroAI na indústria. Principalmente na arte e na publicidade, especialmente quando conectada a novos modelos generativos de IA, como GPT-3 e DALL-E. Os atuais modelos de IA já produzem arte, mas ainda são incapazes de dizer se essa arte comunicará uma mensagem ao público-alvo, argumentam. Já a NeuroAI pode ns ajudar a produzir mídia que comunique exatamente o que queremos. Já pensou?

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Como detectar conteúdo gerado pela IA

Inteligência Artificial

Como detectar conteúdo gerado pela IA

Para todo veneno há um antídoto. A IA Generativa surgiu e maravilhou a todos com sua capacidade infinita de criação. Porém, em seguida, acordamos para sua face negra. Agora, empresas lançam soluções para detectar plágios no conteú...

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.