s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

NeuroAI, a próxima fronteira

Ela está ajudando os neurocientistas a tornar os modelos cerebrais in silico mais precisos. Em breve, será possível baixar e usar modelos sensoriais, sob demanda, na saúde, na publicidade, etc.

A Neurociência e a IA têm uma parceria história. Os pioneiros da IA olharam para os princípios da organização do cérebro como inspiração para fazer máquinas inteligentes. Agora, a IA está ajudando os neurocientistas a entender sua própria fonte de inspiração, o cérebro humano, através da NeuroAI. Ela está ajudando os nerocientistas a lidar com questões sobre o funcionamento do cérebro construindo modelos de sistemas neurológicos em computadores.

Ao longo da próxima década, eles acreditam que será  possível tornar os modelos cerebrais in silico cada vez mais precisos. Como resultado, será possível baixar e usar modelos sensoriais, sob demanda, com a mesma conveniência com que fazemos reconhecimento de objetos ou processamento de linguagem natural.  Para o quê?

Os neurocientistas veem muitas aplicações práticas da NeuroAI na indústria. Principalmente na arte e na publicidade, especialmente quando conectada a novos modelos generativos de IA, como GPT-3 e DALL-E. Os atuais modelos de IA já produzem arte, mas ainda são incapazes de dizer se essa arte comunicará uma mensagem ao público-alvo, argumentam. Já a NeuroAI pode ns ajudar a produzir mídia que comunique exatamente o que queremos. Já pensou?

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

O relatório publicado pelo HAI mostrou o amento significativo de foundation models. Apesar disso existe o desafio devido 72% desses lançamentos pertencem à indústria privada.

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

Inteligência Artificial

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

"Momento desânimo" na comunidade de IA. A constatação de que os bilhões de dólares investidos não vão retornar tão rápido, faz nascer a ideia de uma bolha de IA Generativa. Mas...

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.